A partir de 1º de outubro, trânsito modificado nas ruas Buritis e Melo Viana

As ruas Buritis e Melo Viana terão mão única de direção. Na rua Buritis, o fluxo será no sentido Paracatu-Celina Lisboa, e na Melo Viana, no sentido oposto. O Departamento Municipal de Trânsito (Dtran), órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semoit), aprovou a modificação, após estudar o caso, em atendimento à solicitação dos moradores, da Igreja Icea e, principalmente, do Presídio Central. Com base no parecer positivo emitido pelo Dtran Municipal, em favor das alterações, a medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito e homologada pelo prefeito José Gomes Branquinho. A modificação passa a valer a partir de 1º de outubro.

O diretor do Dtran Municipal, Rogenaldo Elias, explica que as mudanças de trânsito feitas pela Prefeitura passam antes pela análise e aprovação do conselho. O Conselho Municipal de Trânsito é formado por representantes da Prefeitura de Unaí, da Polícia Militar, da Polícia Civil, de empresas concessionárias do transporte coletivo municipal, dos trabalhadores autônomos do transporte individual de passageiros, e dos usuários (das áreas urbana e rural).

O tráfego de veículos na Buritis e na Melo Viana justificam a modificação no trânsito na região, explica Rogenaldo. Um servidor do Dtran ficou na Melo Viana por cerca de duas horas e fez um registro dos carros que passavam nos dois sentidos da rua, a cada minuto. O resultado verificado atestou a necessidade das mudanças.

O sentido do fluxo (mão única) dos veículos foi decidido tomando por base a facilidade de viaturas entrarem e saírem do presídio (rua Buritis).

Próximas intervenções

Outras modificações visando melhorar o trânsito na cidade estão sendo projetadas. Uma das principais é transformar também em mão única a rua Capim Branco, no bairro Barroca. O fluxo do trânsito seguirá apenas em direção a avenida Castelo Branco. Hoje, a mão dupla "embanana" o tráfego de veículos na área, movimentada por comércio e oficinas. O retorno ao Centro da cidade (mais próximo) é pela rua Virgílio Justiniano Ribeiro, passando em frente o Hospital Municipal.

A instalação de redutores de velocidade e de placas de sinalização também está entre as ações previstas pelo Dtran nos próximos meses. Os locais que vão receber os redutores e placas estão predefinidos, conforme o histórico de acidentes e o risco oferecido aos condutores e pedestres.

Pelo perigo oferecido, Rogenaldo aponta a rua do Sol, no bairro Primavera 6 (atrás do cemitério novo), como uma das prioritárias para receber redutores de velocidade e placas de sinalização. "Temos de fazer uma intervenção no trânsito lá, porque os condutores estão excedendo na velocidade e tem uma curva perigosa", alerta.

Dentro das alterações, está prevista ainda a remoção de quatro semáforos que devem mudar de local. As novas locações estão predefinidas, mas um consultor especializado em trânsito deve ser ouvido pela Prefeitura antes da mudança. No momento, a Administração Municipal não cogita instalar novos semáforos na cidade.

modruass 0001
Na rua Buritis, a mão única de trânsito será em direção à rua Celina Lisboa