Maio Amarelo: Unaí promove blitz pela segurança no trânsito

A Prefeitura de Unaí (PMU), gestor do trânsito municipal, em parceria com a Polícia Militar (que está liderando as ações da campanha) promoveram, na manhã dessa terça-feira (23/5), blitz educativa como parte das comemorações do Maio Amarelo. O movimento visa chamar a atenção do poder público e da sociedade para a necessidade de reduzir o número de mortos e feridos vítimas da violência do trânsito. A blitz ocorreu na Praça JK (da Prefeitura) e envolveu militares do 28º BPM, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Municipal de Trânsito.

O movimento Maio Amarelo foi criado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre as ações que devem ser promovidas para a obtenção de um trânsito mais seguro, visando à redução no número de mortos e feridos.

A escolha do mês de maio foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de ações de segurança no trânsito. A cor amarela foi escolhida por simbolizar o mundialmente conhecido "atenção" .

As cartilhas do maio amarelo trazem orientações para motociclistas, motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros.

Motociclista

- Usar sempre o capacete e exigir que seu carona também use.
- Utilizar sempre capacete fechado e que tenha o selo do Inmetro.
- Não pilotar depois de ingerir qualquer bebida alcoólica.
- Não utilizar equipamentos que retirem sua atenção, como fones de ouvidos ou celular.
- Utilizar luzes de circulação diurna.

Motorista

- Transitar em velocidade condizente com a velocidade permitida na via em que está trafegando.
- Manter distância segura de, pelo menos, 10 metros do carro da frente, principalmente em caso de chuva.
- Utilizar luzes de circulação diurna.
- Respeitar a faixa de pedestre.
- Usar sempre o cinto de segurança.
- Não dirigir depois de ingerir qualquer bebida alcoólica.

Ciclista

- Trafegar nas ciclovias e ciclofaixas. Onde elas não existirem, andar próximo ao meio-fio.
- Trafegar sempre no mesmo sentido dos veículos.
- Lembrar sempre de que capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas reduzem o impacto e o risco de ferimentos graves.
- Nunca pegar carona na traseira de veículos.

Pedestre

- Atravessar a via sempre olhando para os dois lados.
- Atravessar a via utilizando as faixas de segurança ou a passarela. Respeitar as placas, os sinais e as regras gerais de trânsito, a fim de promover uma cultura de segurança.

Passageiro

- Usar obrigatoriamente o cinto de segurança em qualquer situação e distância.
- Menores de 10 anos devem ser transportados no banco traseiro com o cinto de segurança.
- Menores de 4 anos devem ser transportados no banco traseiro e em cadeira especial.
- Menores de 1 ano devem ser transportados no banco traseiro e em assento próprio.

Orientação geral:

- Use sempre o cinto de segurança
- Se ingerir bebida alcoólica, não dirija.
- Respeite os limites de velocidade.

maioama 0005

maioama 0004