Palestra para carroceiros aborda regras de trânsito, condução segura e proteção animal

Os carroceiros contratados pela Prefeitura de Unaí (PMU) para prestar serviço de limpeza na cidade assistiram, na tarde dessa quarta-feira (26/7), a uma palestra sobre regras de trânsito, condução segura da carroça e cuidados com o animal. A palestra foi proferida pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Rogenaldo Elias. Atualmente, 15 carroceiros mantêm contrato de prestação de serviços com a PMU. Todas as carroças possuem adesivo comprovando o "vínculo" com a Prefeitura de Unaí.

carocaa 0003

Durante a explanação, destacou-se que o carroceiro é condutor de um veículo (de tração animal) e, por isso, deve obediência às regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Entre outros temas, Rogenaldo falou sobre a necessidade do respeito prioritário ao pedestre; discorreu sobre a obediência às faixas de pedestres, aos semáforos, às placas indicativas de parada obrigatória e de estacionamento proibido; entre as proibições, chamou atenção para o respeito aos locais especiais reservados para estacionamento de idosos e pessoas com deficiência, para acesso a hidrantes, além de atenção para locais de entrada e saída de veículos.

Os carroceiros foram instigados a refletir sobre como deve ser o comportamento no trânsito, com a finalidade de conduzir a carroça defensivamente e evitar acidentes. De acordo com o diretor de trânsito, 90% dos acidentes decorrem de falha humana, com o condutor agindo com imperícia, imprudência ou negligência.

Foi passado aos carroceiros que eles devem avaliar diariamente a situação geral das carroças e as condições de saúde do animal, que deve ser bem alimentado, descansar adequadamente e ser avaliado regularmente por um veterinário. A Associação dos Carroceiros de Unaí conta com serviço de um veterinário.

As exposições foram entremeadas pela participação direta dos carroceiros, com perguntas e respostas. Todas as carroças que prestam serviço à PMU estão adesivadas.

Encontro geral

A intenção da PMU é, num próximo encontro, reunir todos os carroceiros de Unaí, para discutir as normas de conduta do serviço. Entre os itens da pauta, abordagem sobre identificação da carroça; concessão de alvará para "legitimar" a prestação de serviço do carroceiro; formalização dos locais de descarte de material recolhido (hoje só o aterro controlado é referência para descarte); adoção de recipientes para recolhimento de fezes dos animais; definição do peso que o animal deve suportar; e regulamentação dos cuidados com a saúde geral do animal.

carocaa 0004
Os carroceiros que prestam serviço à Prefeitura de Unaí estão (re)vendo regras de trânsito e
boas práticas no trabalho

carocaa 0002