Grota do Taquaril: PMU e SAAE trabalham para complementar a obra

O Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) está complementando as obras de drenagem de águas da chuva em áreas da grota do Taquaril. Os pontos mais críticos onde havia alagamentos foram mapeados por equipe técnica do SAAE, que está construindo bocas de lobo, a fim de direcionar a água da chuva para a rede pluvial. Nas chuvas da última estação, por falta de uma captação adequada (bocas de lobo e bueiros), as águas invadiram casas principalmente no bairro Canabrava. Enquanto a água da chuva corria pelas ruas invadindo casas e provocando transtornos, a galeria subterrânea – construída para receber a água pluvial – ficou vazia.

O valor integral orçado da obra da grota do Taquaril – canalização e urbanização – ultrapassou os R$ 7 milhões. Obra iniciada na Administração Municipal anterior (2013-2016), a etapa de canalização, aterramento e asfaltamento da obra foi feita por empresas contratadas, mas o serviço ficou incompleto, em razão principalmente de defeitos na captação. A rede pluvial (subterrânea) ficou pronta, mas não recebeu a água da chuva, por falta de mecanismo adequado de escoamento. Em vez de correr pela rede, a água escorreu pelas ruas.

De acordo com o prefeito Branquinho, o SAAE está fazendo a obra que a empresa contratada deixou de fazer. Depois que o SAAE concluir esta etapa de drenagem, segundo o prefeito, a Prefeitura vai recuperar o asfalto, fazer meios-fios, construir calçadas e licitar a iluminação de todo o trecho da grota do Taquaril (1.200 metros de extensão) – da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, no bairro Primavera, até o Córrego Canabrava, no bairro Canabrava.

Restituição de recursos

A Administração Municipal nomeou, no fim de janeiro, uma comissão técnica, integrada por servidores da Prefeitura e do SAAE, para avaliação geral da obra da grota do Taquaril. Os membros ficaram encarregados de analisar os contratos e fazer uma revisão técnica de toda a obra. A comissão está concluindo o relatório com o parecer.

Se o relatório constatar problemas ou irregularidades técnicas na obra, o SAAE deverá acionar "administrativamente" a empreiteira responsável. Para o caso de a empresa ser acionada e não cumprir com a obrigação administrativa, o município poderá recorrer ao Poder Judiciário para recuperar os recursos públicos envolvidos.

"Precisamos zelar pelo patrimônio público, pelo dinheiro da população. Por isso, Prefeitura e SAAE precisam terminar esta obra, dar uma satisfação à população unaiense", afirmou Branquinho.

A expectativa é que o SAAE conclua a obra de captação pluvial na obra da grota do Taquaril antes do início do período chuvoso, a fim de evitar os transtornos ocorridos na última estação.

grott 0001
SAAE faz serviço de drenagem em pontos críticos da obra da grota do Taquaril; Etapa devia ter
sido feita por empreiteira contratada pela Administração Municipal anterior

grott 0003