PMU retoma obras de asfaltamento no Politécnica, Bela Vista e Riviera Park

Obras iniciadas na Administração Municipal anterior (2013-2016) foram retomadas na terça-feira (22/8). A retomada do serviço começou pelas ruas Celina Lisboa, Taquaril e Jiboia, no bairro Politécnica. Na manhã do sábado (26/8), prefeito José Gomes Branquinho, vice-prefeito Waldir Novais e vereadores estiveram no local, onde falaram das obras e outros planos da Prefeitura.

Nessa retomada, serão asfaltados ainda trechos das ruas Tocantins e Jaçanã, no bairro Bela Vista, e via de acesso ao Riviera Park, nas proximidades de onde está sendo construído o Hospital do Câncer.

Essas obras foram projetadas e licitadas na gestão municipal passada, resultante de convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop). Trata-se de recursos do Governo de Minas (Estado) e não do município. As obras estavam paralisadas, por entraves burocráticos, questões técnicas e problemas no convênio. Agora, todos superados.

Quando concluir o asfaltamento das ruas citadas, a prefeitura fará o recapeamento de trecho da rua Buritis (abaixo da avenida José Luiz Adjuto, sentido Cepasa), com a retirada de canteiros. Esse trabalho, de acordo com o prefeito, servirá como teste para a retirada de canteiro de outras ruas do bairro Cachoeira. "Se der certo, e for aprovado pela população, vamos retirar todos os canteiros, rua por rua", afirmou o prefeito.

Obras inacabadas

Retomar as obras inacabadas no governo anterior faz parte dos planos da atual gestão municipal, conforme Branquinho. "Vamos retomar todas as obras paralisadas. Já estamos trabalhando na obra das Escolas Glória Moreira (Canabrava) e Israel Pinheiro (Canaã/Novo Horizonte), nas obras da creche e do ginásio de esportes no bairro Cidade Nova, e já começamos a revisão técnica para executar a obra da pista de skate na Praça da AABB".

O prefeito referiu-se ainda à construção da companhia de Polícia Militar, no bairro Politécnica, projetada no governo anterior. São mais de 600 mil reais, recursos próprios do município, envolvidos na obra. Por falta de recurso em caixa, Segundo Branquinho, esta obra ficará para o ano que vem, também para contemplar modificações e adaptações no projeto original, a pedido do comando da Polícia Militar.

Trânsito

Questionado sobre problemas de agravamento no trânsito urbano, o prefeito concordou que houve um aumento substancial na quantidade de carros e motos nas ruas da cidade.

Para minimizar os efeitos desse crescimento, Branquinho disse que a Prefeitura está fazendo o que pode, já que não há como alargar as ruas. "Estamos redimensionando os locais de estacionamento e delimitando espaços para carros e para motos. Com isso, otimizando a quantidade de veículos estacionados. Faremos isso em toda a cidade".

Com relação aos caminhões e carretas, o prefeito afirmou ser necessário criar regras para disciplinar tanto o tráfego quanto o estacionamento de carros grandes e pesados. "Há locais da cidade por onde as carretas não devem transitar e também não podem ficar estacionadas. Por exemplo, na porta das casas em bairros residenciais, compromete a iluminação, compromete a segurança, perturba os vizinhos", argumenta.

O "estacionamento abusivo", de acordo com Branquinho, também será proibido. Veículos com pneus "baixos" são largados pelas ruas da cidade e ficam meses e meses (em alguns casos podem chegar a ano ou mais). Pelo fato de os veículos estarem emplacados e não haver uma lei que regulamente o "abuso", nem mesmo a Polícia Militar pode fazer algo.

Contudo, para disciplinar essas questões, a Administração Municipal terá de enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal, e o PL ser aprovado pelos vereadores. O prefeito disse que tal projeto já está sendo elaborado.

Nas fotos abaixo, retomada do projeto de asfaltamento de ruas no bairro Politécnica

asfalt 0004

asfalt 0001