Árvore de Natal do HMU, com 5 metros de altura, consumiu 860 garrafas peti

A árvore de Natal é o ornamento que mais chama a atenção entre os muitos que estão enfeitando o Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado (HMU). Com cinco metros de altura e confeccionada com 860 garrafas peti, o adorno natalino consumiu o trabalho de 50 pessoas. Foram cinco dias, para deixar de pé um dos mais significativos símbolos do Natal. Com um detalhe diferencial e ambientalmente correto: a confecção com garrafas peti reforçou o conceito da utilização racional de materiais recicláveis. A iniciativa partiu do grupo de voluntárias que faz trabalho de humanização no HMU.

A confecção da árvore contou com o envolvimento de integrantes do grupo de voluntárias, do pessoal que faz hidroginástica e alongamento no UAI e de alunos do curso de reciclagem de projeto técnico socioambiental desenvolvido no Mamoeiro. Todo o trabalho foi executado no UAI (antigo SESI).

A Prefeitura apoiou a iniciativa com a cessão do espaço do UAI e com o envolvimento direto da Marcenaria (responsável pela pintura da árvore), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Esta última promoveu nas escolas a campanha para coleta de garrafas peti.

As escolas públicas receberam um ofício desafiando-as a coletar o maior número de garrafas peti em quatro dias. A expectativa era coletar ao menos mil garrafas. A Secretaria de Meio Ambiente foi surpreendida quando verificou que pelos menos 5 mil haviam sido coletadas. O material seguiu em duas caçambas para o UAI.

Depois de pronta a árvore, decidiu-se que as garrafas restantes seriam doadas para a Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (Anmecc). Vendida a 10 centavos a garrafa, o apurado entra na "caixinha" para construção do Hospital Regional de Câncer do Noroeste.

Três escolas se destacaram pela quantidade de garrafas coletadas: Escola Estadual Vigário Torres, Escola Estadual Izabel Campos e Escola Municipal Israel Pinheiro. Pelo esforço empenhado na tarefa de coletar garrafas, alunos das três escolas fizeram jus ao prêmio que seria conferido apenas à primeira colocada: passar um dia no Clube Itapuã.

arvnatt 0003

arvnatt 0002