PMU prepara revitalização hidroambiental de área do nascente Parque Duca Menezes

A Prefeitura de Unaí (PMU), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, prepara o Parque Natural Municipal Pedro Geraldo de Menezes para a revitalização hidroambiental que começa neste sábado (17/2). Em solenidade, com início previsto para as 8h, PMU, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Rotary planejam plantar 200 mudas de buriti e outras dezenas de ipês (amarelo, branco, rosa). O Parque Duca Menezes está situado no bairro Águas Claras, ao lado do Divineia (próximo à sede da Associação Mão Amiga).

Além de preparar o terreno para o replantio de espécies da flora nativa (havia buritis na região 50 anos atrás), serão plantadas árvores exóticas e frutíferas (para atrair pássaros e outros animais da fauna local). O trabalho de preparação do terreno envolve ainda o desassoreamento do lago e o replantio da mata ciliar nas nascentes do córrego Canabrava. Todas as árvores serão catalogadas, com identificação do nome popular e do científico. A ideia é transformar o local num grande laboratório a céu aberto e num centro de convivência, integrando homem e meio ambiente.

O Parque Duca Menezes foi instituído pela Lei 2.802, de 4 de dezembro de 2012. Visa, principalmente, proteger e preservar fragmentos de vegetação nativa das formações de cerrado, de mata ciliar e mata brejosa. Isso, numa área inicial de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Mas essa área pode mais que dobrar suas dimensões, já que o parque poderá anexar outra área, fruto de doação de um proprietário vizinho.

Do projeto estrutural, consta o traçado de trilhas, a instalação de bancos e pontes, e a construção da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Codema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), do FMMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente) e do Centro de Referência de Educação Ambiental.

A gestão do Parque Duca Menezes ficará a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que, após ter construída sua sede, passa a funcionar no local. Auditório, banheiros, cantina e estacionamento também fazem parte do projeto de construção. O Codema já aprovou o aporte de recursos para executar a obra. O dinheiro é oriundo, principalmente, das multas aplicadas para compensações ambientais.

De acordo com a secretária municipal Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente), recursos federais podem ser alocados nos parques unaienses. O município já informou ao Ministério do Meio Ambiente a existência dos três parques municipais já instituídos por lei. Nos próximos meses, aguarda visita de técnicos do ministério. Além do Duca Menezes, Unaí já instituiu (oficialmente) outros dois parques: o Dujardes Caldeira, no bairro Sagrada Família, e o Senhorinha Lemos, no Terra Nova. Estes dois últimos estão com a mata nativa intocada, recursos hídricos preservados e com boa quantidade de água.

Mas, de acordo com a secretária, os esforços municipais serão concentrados primeiramente na instalação do Parque Duca Menezes. Para tocar os empreendimentos, o município espera contar também com a iniciativa privada – as empresas possuem incentivos para aplicar recursos na preservação ambiental – e outros parceiros, como faculdades, escolas técnicas, órgãos governamentais, clubes de serviço e outros segmentos.

park 0006

park 0001