Carreta da Estação de Metarreciclagem chega a Unaí, nesta sexta (22/6), para pegar lixo eletrônico

O lixo eletroeletrônico que se encontra no ecoponto da Acelu (Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí) será recolhido, nesta sexta-feira (22/6). A Estação de Metarreciclagem, de Valparaíso de Goiás, enviará uma carreta para coletar e transportar todo o material até o município goiano. A Prefeitura de Unaí não terá nenhum custo no transporte do lixo eletrônico, mas fica responsável por ofertar a mão de obra para esvaziar o ecoponto e encher a carreta. O ecoponto da Acellu entrou em funcionamento há cerca de um ano, na rua Arminda Rangel, 143, bairro Capim Branco. É a principal referência para a população unaiense no descarte dos equipamentos eletroeletrônicos.

O ecoponto recebe todos os tipos de equipamentos (antigos ou inservíveis) que podem ser ligados na tomada ou funcionam alimentados por pilhas e baterias. Enquanto a carreta estiver encostada em frente ao ecoponto da Acelu (estima-se que entre 9h e 15h), também receberá (diretamente) os equipamentos descartados pela população: rádios, computadores, notebooks, tablets, impressoras, televisores, fogões, geladeiras, fios elétricos, fontes, aparelhos de som, de videocassete, de ar condicionado, telefones, celulares, pilhas, baterias. O cidadão que pretende descartar o material (que não lhe serve mais) pode entregar diretamente na própria carreta.

"Por meio da Acelu, a Prefeitura apenas recebe o material que será encaminhado para reciclagem. Recebemos muito material. E, agora, estamos tendo o cuidado de entregar para uma empresa responsável, que realmente vai fazer a destinação correta do material coletado", enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha.

A Estação da Metarreciclagem é coordenada pela ONG Programando o Futuro. Atua em Minas Gerais, no Distrito Federal, em São Paulo e no Piauí. Em Brasília, grandes instituições públicas são parceiras do projeto.

Em Valparaíso de Goiás, jovens de baixa renda realizam o processo de desmontagem e separação de componentes de computadores, impressoras e outros equipamentos, que serão enviados para firmas de reciclagem.

Entre outros benefícios, o projeto oferece treinamento para jovens e adultos em oficinas de informática.

lixell 0001