Viveiro Municipal é reativado e deve chegar ao fim do ano com 1 milhão de mudas plantadas

A meta da Prefeitura de Unaí (PMU), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, de chegar ao final de 2017 com 1 milhão de mudas plantadas é resultado da reativação do Viveiro Municipal há cerca de 40 dias. As mudas de árvores ornamentais e frutíferas produzidas no viveiro são destinadas à doação para as populações urbana e rural de Unaí.

O viveiro conta, atualmente, com mais de 30 mil mudas de árvores, com destaque para escumilha africana, ipê amarelo, oiti, palmeira fênix, bálsamo branco, sucupira branca, palmeira jerivá, e ainda noni, amora, mamão, maracujá. Em preparação, são mais de 500 mudas de pés de mamão e mais de mil mudas de acerola. Estão sendo preparadas também 3.000 mudas de bougainville (branca, roxa e vermelha).

Com a reativação do viveiro (que conta, inclusive, com sistema de irrigação), começam a surgir os projetos de parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – campus Unaí), Faculdades Factu e Escola Agrícola. A parceria vai propiciar aos alunos fazerem estágio e desenvolverem atividades dentro do próprio viveiro.

Os alunos da UFVJM pretendem, por exemplo, usar o viveiro como ponto de apoio para o desenvolvimento de um programa de arborização para o bairro Divineia. A ideia é deixar o bairro 100% arborizado. O projeto será apresentado na Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 8 de junho.

Outra iniciativa ousada, cujo desdobramento é aguardado ainda para 2017, é o projeto de Revitalização do Viveiro. A intenção é construir um Centro de Capacitação (com foco no plantio de árvores frutíferas e desenvolvimento de programas de arborização), para beneficiar principalmente os assentados da agricultura familiar.

O local também funcionará como ponto para visitação de estudantes e desenvolvimento de programas de educação ambiental. A parceria é do deputado federal José Silva, que deve alocar recursos de emenda parlamentar nesse projeto de requalificação do viveiro.

Distribuição de mudas

Quem quiser pegar mudas no Viveiro Municipal deve, antes, passar na Secretaria do Meio Ambiente, que fica no prédio da Prefeitura, fazer a requisição e assinar um termo de compromisso, no qual se obriga a plantar e cuidar da muda. A medida é válida para moradores da cidade e da área rural.

O setor de Arquitetura e Urbanismo da PMU prepara uma lista com o registro sobre qual espécie de árvore deve ser plantada (ornamental, frutífera) e em que local (calçada, canteiros centrais, praça, orla do córrego, quintais). Os destinatários das mudas deverão seguir a orientação de plantio.

Para chegar ao viveiro, entrar à esquerda na primeira via de acesso depois de passar a ponte, no sentido Mamoeiro.

Para mais informações sobre doação de mudas no Viveiro Municipal, ligar 3677-9610, ramal 9035.

viveiro 0003
O Viveiro Municipal possui cerca de 30 mil mudas plantadas

viveiro 0001
O aproveitamento dos copinhos descartáveis (plástico) faz parte da redução de impacto