Prefeitura é parceira do SAAE nas celebrações do Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, juntou-se ao Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) nas iniciativas de celebração do Dia Mundial da Água, que será comemorado nesta quarta-feira (22/3). O SAAE está programando uma semana inteira de atividades. A PMU será responsável por coordenar as atividades de limpeza das margens do Rio Preto na área urbana. O evento está previsto para a manhã do dia 25 de março, com início às 7h30, e envolverá também a Secretaria de Obras, a de Saúde e a de Esportes

A barqueata de limpeza das margens do rio sairá do bosque do Itapuã Iate Clube e percorrerá trecho que vai até as proximidades da cachoeira. Ao mesmo tempo, a Polícia Militar de Meio Ambiente estará promovendo uma blitz educativa em cima da ponte. Clubes de serviço serão convidados a participar da ação de limpeza.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina, a limpeza da região vai resultar na retirada de garrafas peti, latinhas, restos de isopor e até equipamentos como geladeiras e fogões velhos que são jogados pela população no leito e nas margens do rio.

O lixo recolhido será encaminhado pela Secretaria de Obras à área do aterro controlado.

Semana

O SAAE programou uma semana inteira de comemorações, que começam nesta terça-feira (21/3), com um dia de visitação à Estação de Tratamento de Água (ao lado do Colina Clube), nos períodos da manhã e da tarde.

No dia 22/3, haverá solenidade de bênção das águas na ETA, com início previsto para as 8h30.

Na quinta-feira (23/3), o SAAE vai expor maquete, na Praça JK (da Prefeitura), para a população conhecer o funcionamento do sistema de saneamento da cidade. A maquete ficará exposta a partir das 13h30.

Na sexta-feira (24/3), está prevista atividade de plantio de mudas de árvores em área da lagoa no bairro Água Branca 2, a partir das 8h. As mudas são doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), parceiro na ação. Nesta ocasião, será realizado um trabalho de educação ambiental da comunidade. O trabalho conta com a parceria da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, está programada mais uma visita à Estação de Tratamento de Água do SAAE.

riopretoo 0001