PMU inicia obras de construção de banheiros e cercamento do Parque Dujardes Caldeira

O Dujardes Caldeira ocupa uma área de 59 mil metros quadrados no bairro Sagrada Família e, das quatro unidades de parque criadas por lei em Unaí, é o que se encontra em melhor estado de conservação da cobertura vegetal. Já cadastrado no Ministério do Meio Ambiente, o parque precisa de cercamento. Os banheiros são mais um passo na construção da infraestrutura para receber frequentadores e visitantes. Foram destinados recursos da ordem de 200 mil reais para a obra, fruto de emenda parlamentar federal e contrapartida da Prefeitura de Unaí.

As famílias que dividem suas áreas com o parque já foram notificadas pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a desocuparem porções do parque que usam como oficina, canil e horta. A empresa vencedora da licitação iniciou a obra nessa quinta-feira, 20/5.

FAUNA E FLORA

No Dujardes Caldeira, o visitante se depara com espécies vegetais como angico, aroeira, jatobá, ipê, pau de ferro, pau de óleo, em meio a uma grande variedade de árvores nativas do cerrado. A fauna também é rica em variedades de aves nativas. A lagoa natural é morada de peixes dos mais variados tamanhos. Um projeto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – campus Unaí) visa catalogar todas as espécies de árvores do parque.

A criação do Dujardes Caldeira por lei municipal, em 2018, teve a intenção primeira de conservar as espécies nativas da região e nascentes do córrego Canabrava. Depois, ofertar à população um local para lazer, estudos, esportes, educação ambiental, contato com a natureza, entre outros benefícios.

O parque foi inaugurado no dia 24 de março de 2018. Parceiros como Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente, Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), faculdades, cooperativas e clubes de serviço, entre outros, foram (são e serão) fundamentais para a construção da infraestrutura e manutenção do Dujardes Caldeira.

parkduu 0001

parkduu 0002