Unaí recebe primeira compensação ambiental (de área rural) no perímetro urbano

O Parque Municipal Senhorinha Lemos do Prado é uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, no bairro Terra Nova. Foi criado por lei municipal em 2017 e transformou-se em unidade de conservação ambiental. Antes uma área de pastagem, começa a ser recuperada e transformada em unidade de conservação dentro da cidade. Uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas (IEF) está possibilitando essa transformação. Recentemente, o Senhorinha Lemos do Prado ganhou um reforço de peso: um fazendeiro ficará responsável por plantar mudas de árvores nativas do cerrado e cuidar do local durante quatro anos. Trata-se de uma compensação ambiental por intervenções realizadas pelo fazendeiro em área na zona rural. A primeira compensação do tipo feita em Unaí.

Os termos de compensação foram feitos em tratativas com o IEF, que procurou a Secretaria de Meio Ambiente e manifestou o desejo de direcionar o benefício para uma área de conservação ambiental dentro do perímetro urbano. "Justamente porque o IEF entende que não há recurso federal, nem estadual para qualificar esses parques", justifica a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha. Segundo ela, a cidade de Unaí é carente de áreas com árvores de grande porte, que servem para produzir oxigênio, tornar o ambiente mais bonito e com um clima mais agradável.

"A ideia é viabilizar um local onde as pessoas possam conviver com outras e com a natureza, fazer uma caminhada, respirar ar puro", afirma Cátia. Para isso, o Meio Ambiente espera contar com o apoio dos vizinhos do Parque Senhorinha Lemos do Prado, no sentido de abraçar a área, cuidar das plantas, denunciar a presença de animais pelo 3676-9501, enquanto o parque não é cercado.

O fazendeiro começou a plantar as primeiras mudas de árvores nativas no final do ano passado. A expectativa é que em dois anos o parque já tenha árvores encorpadas. A fiscalização das intervenções no Parque Senhorinha Lemos do Prado segue por conta da Secretaria de Meio Ambiente.

IMPORTANTE LEGADO

Quando o fazendeiro começou a ação no Senhorinha Lemos do Prado, ele afirmou que só faria o que fosse determinado no termo de compensação. Nada mais. Daí, começou a plantar, aguar, cuidar das mudas. Com pouco tempo, tomou gosto pela ação. Mudou completamente de ideia. Agora, é um entusiasta do projeto.

"Dois meses atrás esse fazendeiro esteve aqui e disse que esse será o principal legado que deixará para seus filhos e netos. Na sua opinião, mais importante que a herança das fazendas", nos contou o diretor do Viveiro Municipal, Laércio Caixeta, em visita ao parque, na manhã desta quarta (26/5).

FAZENDEIROS PODEM SER PARCEIROS

Os fazendeiros que precisarem fazer compensações ambientais podem procurar o IEF em Unaí e propor recuperações de áreas de conservação dentro da cidade. De acordo com Cátia, as condicionantes impostas aos fazendeiros, como forma de compensação por áreas desmatadas (por exemplo) podem reverter em benefício para os parques naturais urbanos.

Todo loteamento aprovado pela Prefeitura possui uma área verde "considerável" para conservação dentro do perímetro urbano – enfatiza a secretária. Curva do Rio, Haras Carimãs, Esplanada, Colina 1, Belvedere, entre outros.

Segundo a secretária, a ideia é que todas essas áreas recebam árvores e infraestrutura para os moradores fazerem suas caminhadas, conviverem com a natureza e respirarem ar puro. "Não justifica o morador de um bairro distante ter de se deslocar para fazer uma caminhada na orla do córrego Canabrava. Queremos que as pessoas tenham essa possibilidade perto de suas casas. Vamos lutar para ter isso em todas as áreas possíveis".

Cátia conta que recentemente o prefeito Branquinho determinou seja feito um projeto urbanístico para a instalação de uma área de lazer no bairro Cidade Nova. Antes, porém, o projeto de lei criando o "espaço" precisa ser aprovado pelos vereadores e virar lei. Beneficiará (além do Cidade Nova) moradores do Novo Horizonte, Canaã, Iuna, Amazonas. "Oportunidade para os moradores poderem fazer suas caminhadas, corridas e exercícios físicos em ambiente agradável", revela Cátia.

Mas, para toda ação ambiental, a secretária lembra que as parcerias são fundamentais. Órgãos de governo, instituições, sociedade civil e comunidades são bem-vindas para construir no perímetro urbano um ambiente melhor e mais agradável para se viver. "Com parcerias temos condições de cuidar melhor do ambiente e de nossa gente", assinala Cátia. "Quem quiser fazer parcerias, é só procurar a Secretaria de Meio Ambiente, porque nossa vontade de fazer é grande".

senhoo 0002

senhoo 0001