Parque Linear “Zé do Vale” cai no gosto dos moradores do Água Branca 2, que adotam o espaço

Cerca de 30 moradores do bairro Água Branca iniciaram a semana "cuidando" do parque vizinho. Na manhã desse domingo (24/5), fizeram uma ação comunitária de limpeza e plantio de mudas nativas no parque linear Zé do Vale. Durante toda a semana, a Prefeitura esteve presente no parque linear, onde fez a limpeza pesada, preparou o terreno para o plantio, instalou placas (informativas e educativas) e afixou lixeiras em pontos estratégicos. As placas foram doadas pelo Serviço Municipal de Meio Ambiente (Saae).

O Parque Linear Zé do Vale foi instituído por lei em 28 de novembro de 2018. O espaço, de 20.700 metros quadrados, reúne recursos naturais (uma nascente, lago e vegetação nativa em volta) que já permite algum lazer à comunidade e uma pista para prática de caminhadas. "Diferentemente dos outros três parques naturais de Unaí, o linear é um espaço aberto, não pode ser fechado", explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha.

"Eles querem dar vida ao local", Cátia elogia a iniciativa da comunidade do Água Branca 2 em abraçar e cuidar do espaço. "Onde há engajamento comunitário e valorização do patrimônio, eles cuidam mais". O presidente da Associação Comunitária do bairro, Braytner Mendes, realçou a iniciativa da comunidade, que envolveu pais, mães, crianças e idosos. "Todos ajudando a valorizar e cuidar de um patrimônio que pertence aos próprios moradores".

Daqui a uns 30 dias, haverá nova etapa de plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais no parque linear. Os moradores querem também a iluminação do parque, o plantio de grama em algumas áreas e instalação de bancos, para formar um espaço de convivência no local.

O loteamento Água Branca 2 foi criado em 1992, pelo Decreto 1.446.

agb2 0003

agb2 0002