Erradicação do trabalho infantil: ações unaienses são apresentadas no Fectipa

Para combater e erradicar a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Unaí (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social) iniciou um intenso trabalho de orientação e conscientização das comunidades. O trabalho começou nas feiras da cidade, com abordagem direta de feirantes, trabalhadores, visitantes e frequentadores desses espaços. No local, além da abordagem, osagentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município usam faixas, cartazes e banners para potencializar a comunicação. Durante a abordagem pessoal, também distribuem folders informativos, adesivos e porta-copos para os cidadãos.Para expor o que Unaí tem feito e apresentar os materiais de comunicação com os quais trabalham na cidade, Raquel Matos (técnica de referência das ações em Unaí) e Evaldo José da Silva (coordenador do CadÚnico municipal) representaram o município no Fectipa (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador), ocorrido em Belo Horizonte, no dia 27 de novembro. Por uma questão de agenda, a secretária municipal Cláudia de Oliveira (Desenvolvimento Social e Cidadania) não pôde estar presente.

O Fectipa contou com a presença de representantes de Brasília, Rio de Janeiro e uma maior parte de municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte. No auditório da Secretaria Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Raquel Matos apresentou os dados diagnósticos do município, especialmente com subsídios estatísticos do IBGE, e expôs como o trabalho unaiense vem sendo desenvolvido.

fectipa 0010

fectipa 0009