Unaí 76 anos: plantio de mudas na serra abre celebrações do aniversário da cidade

Do Viveiro Municipal, seguiram para a Serra do Taquaril mudas de ipê amarelo, ipê mirim, amora e jaca. Do Viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF), foram mudas de ipê amarelo, canafístula e aroeira. Devido ao clima bastante seco, as mudas foram plantadas na parte baixa da serra, porção um pouco mais úmida. Ao invés das 1.000 mudas previstas inicialmente para serem plantadas nesta terça, 14 de janeiro (véspera do aniversário da cidade), plantou-se menos de 30. O objetivo da parceria entre Prefeitura e IEF é plantar 5.000 mudas de árvores nativas do cerrado ao longo de 2020. Do plantio desta terça, participaram servidores do IEF, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor).

O projeto da PMU e do IEF de arborizar a Serra do Taquaril começou a ser executado no dia 20 de dezembro, quando o clima chuvoso estava propício para o plantio. Na ocasião, cerca de 300 mudas de árvores nativas foram plantadas na parte mais alta da serra. Do total dessas mudas, 80% vingaram e já estão dando brotos. Outras, no entanto, como o ipê rosa tiveram problemas. "As mudas de ipê rosa foram atacadas pelas formigas. São árvores de um cerrado mais úmido e as folhas, que parecem alface, atraem formigas", explica o diretor do Viveiro Municipal de Unaí, Laércio Caixeta.

Segundo Laércio, mudas como ipê amarelo, canafístula e aroeira oferecem maior resistência ao clima seco e ao fogo, por isso estão resistindo melhor na serra e já estão até em brotação. O diretor do Viveiro Municipal propõe também o plantio de mudas de frutíferas, como amora, manga e goiaba. "Para atrair os pássaros para a serra", justifica. O plantio da imburana, segundo ele, também está nos planos. "Ela atrai os tucanos, e este é um grande controlador do excesso de pássaros, já que come ovos e promove o equilíbrio populacional no território".

Prefeitura e IEF aguardam a chegada de mais chuvas, para poderem dar sequência ao trabalho de plantio na Serra do Taquaril. O solo molhado, conforme expectativas, deve propiciar o plantio de 1.000 mudas nos próximos dias. Para deixar a serra como os parceiros desejam, – ambientalmente mais agradável e visualmente mais bela – o desafio é plantar 5.000 mudas.

planiver1 0005

planiver1 0006