Meio Ambiente inicia cadastramento de cães e gatos de Unaí

A intenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é ter um cadastro o mais amplo possível de cães e gatos da cidade. O cadastramento dos animais começou nessa segunda-feira (11/3). Somente no primeiro dia, foram cadastrados mais de 200 animais. A secretaria vai aproveitar o cadastro para encaminhar os casos prioritários para castração. Serão castrados, primeiramente, cães e gatos (machos) que vivem sob os cuidados de protetores ou de responsáveis de baixa renda. As cirurgias de castração serão retomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 18, no Centro de Controle de Zoonoses.

Para fazer o cadastro, o responsável pelo animal (ou o protetor), deve procurar (pessoalmente) a Secretaria de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura, munido de documento de identidade, comprovante de residência, cartão de vacina do animal (se tiver) e comprovante de renda (para efeito de castração). Para que o animal seja castrado (gratuitamente) pelo município, a condição socioeconômica do responsável é critério a ser priorizado. Para mais informações, ligar 3677-9610 (ramal 9035).

De acordo com a secretária Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente), já foram distribuídas senhas para cadastramento de animais até o dia 22 de março. "A agenda está cheia, com atendimentos de 20 em 20 minutos", contou, surpresa. Para Cátia, saber a quantidade de cães e gatos em Unaí é importante para formulação de políticas públicas e ações governamentais, principalmente para aquisição de vacinas. "Queremos conhecer os protetores, os responsáveis pelos animais, a proporção de cães e gatos existentes em Unaí, e como os animais estão divididos pelos bairros da cidade", diz a secretária.

As cirurgias de castração, com retomada prevista para 18 de março, serão feitas no Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, até pelo menos o mês de junho. Enquanto isso, o município constrói o Núcleo de Acolhimento dos Animais, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, para receber cães e gatos "saudáveis". No local, haverá um pavilhão para abrigar cães, outro para gatos, e ainda um centro cirúrgico veterinário para, entre outras intervenções, castrar os animais e, posteriormente, colocá-los à disposição para adoção.

caegat 0001