Unaí abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semamd), e parceiros abriram a Semana do Meio Ambiente em evento ocorrido no UAI na noite dessa segunda-feira (5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente). Durante a abertura, houve pronunciamentos, entrega de projetos de lei à Câmara Municipal para criação de parques, homenagens às famílias cujo integrante deu nome aos parques, posse dos membros do Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável) e do Fundo Municipal do Meio Ambiente, e assinatura de termo de parceria celebrado entre a Semamd com a Factu, com a UFVJM e com a Escola Agrícola. Para encerrar a noite de abertura, houve o lançamento do Concurso Fotográfico Natureza em Foco e palestra do Frei Geraldo da Abadia, que discorreu sobre o tema central da Campanha da Fraternidade de 2017, "Biomas brasileiros e defesa da vida".

Ao acolher os convidados, a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, agradeceu a presença e afirmou que "sem alianças efetivas, nada pode ser feito em defesa do meio ambiente". E o momento, na opinião de Cátia, é propício para fortalecer a parceria com toda a sociedade unaiense, incluindo os órgãos governamentais, os órgãos não governamentais, enfim o envolvimento de todos em defesa das ações de sustentabilidade. "É nossa obrigação estudar, repensar e descobrir como devemos fazer para garantir as ações de defesa dos recursos naturais".

Em pronunciamento, o prefeito José Gomes Branquinho disse que este é o melhor momento para se discutir o que vem acontecendo em Unaí, gera impactos sobre o meio ambiente do município e, por consequência, sobre a qualidade de vida das pessoas.

Ele revelou preocupações com a preservação das águas do rio Preto, do Paracatu e do Urucuia; com a necessidade da instalação do aterro sanitário e a organização da coleta seletiva do lixo; com a abertura indiscriminada e clandestina de poços artesianos na cidade; e com problemas nos empreendimentos imobiliários, tanto na destinação de áreas verdes para o município quanto no chacreamento irregular na área rural.

"São preocupações que sou obrigado a manifestar, porque o momento reclama e pela representantividade que estou vendo aqui hoje", salientou Branquinho, fazendo referência aos órgãos ligados ao Estado de Minas representados na mesa de autoridades, assim como órgãos ligados ao município e ainda representação de entidades da sociedade civil tanto na mesa quanto no auditório.

Entre as ações práticas já em curso, Branquinho afirmou que a criação de parques pelo município é uma maneira de preservar o verde e de melhorar a qualidade de vida da população. Para fins de conservação ambiental, a Prefeitura está criando (por lei) o Parque Natural Municipal Dujardes Caldeira (no bairro Sagrada Família) e o Parque Natural Municipal Senhorinha Lemos do Prado (no bairro Terra Nova). Em breve, segundo ele, serão criados outros dois: um entre a cerâmica e o bairro Cidade Nova, e outro entre o Cemitério São João Batista e o Rio Preto.

Parcerias

A necessidade de preservação do meio ambiente e a disposição das parcerias em defesa da sustentabilidade foram externadas por cada um dos integrantes da mesa das autoridades. Os representantes da Universidade Federal (UFVJM), da Escola Agrícola, da Factu, do Comitê de Bacias Hidrográficas da região, do Saae, da Emater, da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Câmara Municipal – um a um – foram ao microfone manifestar seu apoio à defesa dos recursos naturais e da sustentabilidade como prática socioambiental.

A parte artístico-cultural do evento ficou por conta de execuções musicais da Banda Municipal Lira Capim Branco e da apresentação de catira do Grupo Sola da Bota.

Seminário

A Semana do Meio Ambiente em Unaí prossegue com seminário na terça, quarta e quinta-feira, com o tema "Sustentabilidade: fauna e flora do Cerrado". Haverá palestras técnico-especializadas de manhã e à tarde no UAI e plantio de árvores como parte do projeto de arborização do bairro Divineia por alunos da UFVJM. O projeto de arborização começa pelo Divineia, depois se estenderá por outros bairros da cidade.

A programação do seminário encontra-se em banner neste site e em card no Facebook da Prefeitura de Unaí.

semamab 0001
Mesa de autoridades composta durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente