ECOPONTO para recebimento de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas já está funcionando no bairro Jacilândia

Unaí já possui um Ecoponto para receber todo material eletroeletrônico, aparelhos celulares, pilhas, baterias, lâmpadas, além de peças e componentes que já não servem mais. O Ecoponto funciona na Rua Arminda Rangel, 143, bairro Jacilândia (na antiga sede da Sucam). Toda quarta-feira, um servidor da Prefeitura está à disposição da comunidade para receber o material.

Materiais ou equipamentos que não têm mais condição de uso e que podem ser entregues no Ecoponto: televisores (tubo/monitor, plasma/LCD/monitor), DVD/VHS, produtos de áudio, notebooks, impressoras, desktops, aparelhos celulares, geladeiras, refrigeradores e congeladores, fogões, lava-roupas, ar-condicionado, lava-louças, batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras e as respectivas peças e componentes. Recebe ainda pilhas, baterias e tudo que tiver relação com eletricidade ou eletrônica.

Enquanto o Ecoponto já está em pleno funcionamento com o apoio da Prefeitura de Unaí, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, paralelamente está sendo formalizada a Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí (Acellu), entidade responsável por fazer a logística reversa do material recolhido (venda para recicladores ou devolução para o fabricante). A lei proíbe que esses materiais sejam jogados no lixo ou descartados no meio ambiente ou em aterros.

Parceria da Prefeitura

A Prefeitura de Unaí está oferecendo a Acellu o mesmo apoio concedido à Areuna (Associação Recicla Unaí) que trabalha com coleta seletiva de lixo para reciclagem e à Arepu (Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí), que recebe pneus e encaminha para reciclagem.

O próximo alvo de ajustamentos serão as oficinas mecânicas, que também serão obrigadas a se adequar à legislação ambiental no que diz respeito ao descarte do material usado.

SERVIÇO

ECOPONTO (para entrega de eletroeletrônicos, celulares, pilhas, baterias, lâmpadas...)
Local: Rua Arminda Rangel, 143 – bairro Jacilândia
Funcionamento: quartas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente (3677-9610, ramal 9035).

ecopp 0001
O Ecoponto da Acellu já está funcionando na Rua Arminda Rangel, 143, bairro Jacilândia (antiga
sede da Sucam)

ecopp 0002