Nos meses de abril e junho, Unaí enviou 92 toneladas de pneus para reciclagem

Nos dias 25 de abril, 6 de junho e 20 de junho uma carreta veio do Estado de Goiás para recolher (no galpão da Arepu) os pneus usados e que não servem mais. Em cada partida, 24 toneladas (estimadas) de pneus foram transportadas com destino à Associação Reciclanip (Reciclagem Nacional de Pneus). Em Unaí, o Ecoponto para receber os pneus está sob responsabilidade da Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí (Arepu). O galpão da Arepu funciona na rua Guainumbi, 61, bairro Kamayurá. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A Prefeitura de Unaí (PMU), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semamd), quer incentivar a população a entregar os pneus usados (inservíveis) no galpão da associação. Desde 2011, quando entrou em funcionamento, a Arepu tem recebido pneus trazidos basicamente por revendedores e borracheiros. Muita gente ainda conserva o mau hábito de descartar pneus em terrenos baldios, beira de rodovia ou em aterros (ou lixões), gerando prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública. É esta a atitude que a Prefeitura quer evitar.

Responsabilidade socioambiental

O Ecoponto é fruto de parceria da Prefeitura de Unaí (por intermédio da Semamd) com a Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí (Arepu), entidade criada como resultado de um termo de ajuste de conduta (Tac) assinado entre Ministério Público, Município e revendedores de pneus.

Borracheiros, recapadores, lojas que vendem pneus de automóveis, de tratores, de caminhões, bicicletas e a população em geral podem contar com esse ponto de descarte ambientalmente correto. O Ecoponto está preparado para servir também às cidades vizinhas. Quanto mais pneus receber, menos prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.

Por ocasião da constituição da Arepu (2010), o município de Unaí doou o terreno e os associados construíram o galpão fechado de 250 metros quadrados. A própria entidade é responsável pela administração do Ecoponto, cujo funcionamento iniciou-se em 2011. A ação é uma resposta do município e da Arepu à Lei Federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em seu artigo 33, a lei ordena: "São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus".

Na época, a Prefeitura firmou convênio de cooperação mútua com a Reciclanip, entidade de alcance nacional responsável pelo transporte dos pneus inservíveis para destinações homologadas pelo Ibama, sem custos para o município ou para os revendedores. A Reciclanip não tem fins lucrativos e foi criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.

O ponto de recebimento de pneus inservíveis (Ecoponto) funciona na Rua Guainumbi, 61, bairro Kamayurá. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Mais informações:  3677 9610, ramal 9035.

arepuu 0001
Em cada partida (uma em abril e duas em junho), a carreta levou 24 toneladas de pneus para reciclagem

arepuu 0002
Ao invés de jogar pneus em terrenos baldios, beira de rodovias ou lixões, a população deve