Zumba, hidroginástica e alongamento: o movimento já voltou à ordem do dia

Movimentar-se para ter mais saúde e bem-estar é a expressão de ordem a partir desta segunda-feira, 10 de fevereiro, quando da retomada do programa "Saúde em Movimento". A Prefeitura de Unaí - por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes - beneficia cerca de 1.000 pessoas com as três modalidades de atividade física. As aulas ficam a cargo da Dance Minas, empresa vencedora da licitação e contratada pelo município. A zumba e o alongamento são livres para todos os públicos e idades. Já a hidroginástica é oferecida para pessoas com laudo médico orientando a atividade, e o interessado deve se matricular na Uai Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, que fica na avenida Frei Anselmo, 320, bairro Divineia. As atividades são oferecidas de segunda a quinta-feira. O telefone para mais informações é o 3677-5053.

Os cinco professores de zumba (Luís, Rhayza, Fernanda, Ingrid e Núbia) prometem pôr muita gente pra dançar nos finais das tardes unaienses. São aproximadamente 250 pessoas se movimentando no ritmo do embalo latino nos bairros Cachoeira, Divineia, Bela Vista, Primavera, Itapuã, margens do Córrego do Canabrava (perto da unidade do Bombeiro Militar), Canaã, Cidade Nova, abrangendo parte expressiva da cidade. A zona rural também se beneficia: a zumba já chegou às comunidades da Fazenda Tabocas, capão do Arroz e aos distritos de Boa Vista, Ruralminas, Garapuava e Palmeirinha. Na medida do possível, há alternância de instrutores para que os participantes tomem contato com jeitos e maneiras diferentes de dar aula.

O instrutor de zumba Luís Antônio Miranda Marques explica que a dança latina pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Ele orienta, apenas, que o praticamente que tiver alguma limitação (como dor no joelho, por exemplo) entre em contato com instrutor, que vai orientá-lo sobre os cuidados a serem adotados na prática da atividade. Os instrutores de zumba fazem o curso (Zumba Instructor Network) e pagam para usar a marca, que é licenciada. Eles recebem material constantemente, para se reciclar e aperfeiçoar o trabalho.

ALONGAMENTO E HIDROGINÁSTICA

Mais específicas, as aulas de alongamento e hidroginástica são ministradas por educadores físicos (alongamento por Lucas Borges e hidroginástica por Mirelly Fonseca), ambos formados e com registro no Conselho Regional de Educação Física. Essas atividades são oferecidas pela PMU na UAI (antigo clube do Sesi). O alongamento não tem limite de participantes, já a hidroginástica possui número limitado por turma. Além das restrições de espaço impostas pelas dimensões da piscina, a hidroginástica na UAI é praticada por pacientes com prescrição médica para a atividade, porque requer atenção especial por parte da instrutora.

A zumba, o alongamento e a hidroginástica possuem vigência de contrato para prestação de serviço até fevereiro de 2021. O contrato foi firmado entre Prefeitura e Dance Minas, empresa de Luís Antônio Miranda Marques. O investimento total da PMU nessa prestação de serviço é de R$ 145 mil.

zumb 0001

zumb 0002