Verdão da Serra de volta

Unaí vai disputar o Campeonato Brasiliense de Futebol na Primeira Divisão em 2020.

Esta é a conclusão de uma Comissão de Desportistas Unaienses, que foi recebida pelo prefeito Branquinho, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira, 11/9.

Participaram o vice-presidente do Unaí Esporte, Toninho Kalangal; o diretor de futebol, Daltinho da Eldorado e desportistas que integram a comissão de instalação da equipe na cidade, Juarez da rádio, João Carlos, Lau, Abobrinha e Raí.

Em discussão, a forma de viabilizar o retorno e funcionamento da equipe de futebol profissional que deixou Unaí em 2013, com destino a Paracatu.

Segundo o diretor de futebol Daltinho, a alteração já foi feita na CBF. O Unaí Esporte já está apto para o Campeonato Brasiliense do ano que vem.

O principal desafio para que a equipe retome integralmente suas atividades na cidade, é a questão financeira. Naturalmente, é necessário apoio da iniciativa privada e também do setor público.

O diretor de futebol informou que a diretoria do Unaí Esporte, reuniu-se com os vereadores. Os vereadores sinalizaram com um repasse individual de R$10 mil reais, de suas emendas impositivas. Se assim ocorrer serão R$150 mil reais. Nesse caso, havendo legalidade, o prefeito informou que a prefeitura vai apoiar com igual valor.

Tanto o prefeito Branquinho, quanto o vice Waldir Novais são entusiastas do retorno do Unaí Esporte ao cenário futebolístico inicialmente regional, mas que pode se tornar nacional, e mesmo sul-americano.

Branquinho explica: "se o time de nossa cidade for campeão ou vice no ano que vem, assegura vaga para disputar a Copa do Brasil, e o Campeonato Brasileiro da série "D", e ainda a Copa Verde.

Se Unaí participar da Copa Verde, pode vir a disputar a Copa Sul-Americana de Futebol.

"São possibilidades bem interessantes para projetar o nome de Unaí, de forma positiva no cenário nacional. E não é só isso, Unaí já começa a disputar neste final de semana os campeonatos do Distrito Federal, das categorias de base. O sonho de virar jogador de futebol fica mais próximo da realidade dos jovens unaienses, que podem ter na prática do esporte um incentivo a mais, para se afastarem e práticas menos saudáveis", disse Branquinho.

Preocupado com a legalidade dos eventuais repasses de dinheiro público, o prefeito fez questão de convocar para a reunião o procurador-geral Dr Antonio Lucas, a procuradora, Dra. Joyce e ainda o Secretário da Fazenda, Nilton Garcia.

Branquinho fez questão de destacar o comprometimento do vice Waldir Novais com o retorno do Unaí, esporte, justificando a ausência do vice, e emendou: "Gente se não houver legalidade para esse repasse, eu vou com vocês pra rua, o Waldir vai, nossa equipe vai junto para buscar viabilizar de alguma forma o apoio necessário para o retorno do Unaí Esporte, nós estamos juntos nessa", finalizou.

Após o término da reunião o Secretário de Esportes Rubens Galvão, agendou uma reunião com a equipe, para amanhã mesmo, quinta-feira, 12/9, avançar na solução das questões burocráticas, na Secretaria de Esportes.

A presença do presidente do Unaí Esporte, Major Elias, já está confirmada para a reunião desta quinta-feira, que será com os técnicos da prefeitura.

ca83b082-a6b4-408d-a46f-35822f95316b