Três jogos abrem o Ruralão de futebol 2019 neste sábado (23/2)

O campeonato de futebol Ruralão 2019 começa neste sábado (23/2), com três jogos, todos com início às 15h. Charrua enfrenta Fazenda Palmeira, na fazenda Charrua; Pedras de Marilândia e Sucuri jogam no campo do distrito de Pedras de Marilândia; e o time do Boqueirãozinho mede forças com o Associação Areia, na fazenda Boqueirãozinho. Outras cinco partidas fecham a primeira rodada, neste domingo (24/2), com dois jogos às 8h30 e três jogos às 15h. O Ruralão reúne 16 equipes, que se enfrentarão nos finais de semana (sábados e domingos). Serão 48 jogos na seis rodadas da 1ª fase, quatro jogos de ida e volta nas quartas-de-final e dois jogos de ida e volta na semifinal. A final será disputada em apenas um jogo, programado para o sábado, 4 de maio, às 15h, no Estádio Urbano Adjuto. O campeão será conhecido após 60 jogos.

O Ruralão é organizado pela Liga Desportiva Unaiense (LDU) e promovido pela Prefeitura de Unaí, que arca com as despesas para realização do campeonato, especialmente com o pagamento dos árbitros e auxiliares, bem como da premiação dos atletas com troféus e medalhas. A manutenção dos campos onde são disputados o Ruralão é de responsabilidade das próprias equipes. A tabela com os jogos será divulgada nas mídias sociais e nos aplicativos de mensagens oficiais da Prefeitura de Unaí.

Parceria

As competições esportivas oficiais no município são organizadas pela LDU, que recebe repasses mensais da Prefeitura (R$ 8,3 mil) na rubrica verbas para entidades, no caso organização da sociedade civil fomentadora da atividade esportiva. Por seu turno, a entidade é obrigada a repassar um plano de trabalho para o município e prestar contas de cada centavo do recurso gasto.

O secretário municipal de Esportes, Rubens "Aguiar" Galvão atesta a lisura dessa parceria que envolve repasse de dinheiro público. "A LDU faz isso direitinho. Eles prestam contas de cada centavo de gasto do recurso público. No ano passado mesmo, a entidade devolveu 15 mil reais para a Prefeitura de dinheiro de repasse municipal que não foi gasto".

Em 2019, segundo Aguiar, a parceria LDU e Prefeitura deve resultar na promoção de campeonatos de futebol de campo, de futsal, de voleibol e torneios de escolinhas de futebol.

rurala 0002

rurala 0001