RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

Movimento. Esse o principal combustível que garante a musculatura da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). Não à toa que o principal programa da pasta seja denominado Saúde em Movimento, projeto que envolve mais de 500 participantes diariamente em Unaí. Mas a atividade da Sejel vai além do programa, ao fomentar e apoiar os principais esportes praticados pelos unaienses.

O programa Saúde em Movimento foi lançado logo no início do mandato. Consiste na oferta de aulas de hidroginástica, alongamento, ginástica localizada e zumba. Parte das aulas é dada na Uai Vice-Prefeito Hermes Martins Souto. A outra é ministrada, livremente, nas ruas de bairros e distritos.

A zumba e o alongamento chegam (pelo menos uma vez por semana) ao Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Taboca, Chácaras Colina, Riviera Park, Vale do Amanhecer, calçadão do Córrego Canabrava, Primavera e nos distritos de Palmeirinha, Garapuava, Ruralminas e Boa Vista. As aulas são ministradas por professores contratados pela Prefeitura, com supervisão da Sejel e abertas à comunidade.

Aulas de hidroginástica e alongamento são oferecidas na UAI, de segunda a quinta, principalmente para o público da Melhor Idade, que precisa fazer ginástica sem impacto. A participação é mediante inscrição prévia e cadastro. A professora é da empresa contratada para a prestação do serviço. Já as atividades de alongamento são ministradas por professor da própria Prefeitura, designado para o programa.

Ainda na UAI

Alguns grupos utilizam as quadras da UAI, cedidas pela Sejel, para a prática de esportes. Diariamente, um grupo organizado usa o espaço para jogar peteca. Outro, como dos alunos da Escola Agrícola, treina vôlei e basquete.

As quadras da UAI também recebem as aulas da escolinha de futsal, coordenada pelo professor Pescoço. De segunda a quinta, entre 90 e 120 alunos, de 6 a 13 anos, aprendem os fundamentos do futsal.

Campeonatos

Em 2017 e 2018, a Sejel foi parceira de primeira hora da Liga Desportiva Unaiense (LDU) na realização de campeonatos, com destaque para o futebol. A LDU é filiada à Federação Mineira e tem legitimidade para organizar os torneios e campeonatos. O futsal foi o carro chefe entre os oito campeonatos de futebol realizados, que contou também com competições no campo e entre as escolinhas. Para o ano que vem, segundo o secretário Rubens Aguiar (Sejel), além do futsal e do futebol de campo, a Sejel projeta a realização de campeonatos de vôlei.

Mas Aguiar lembra que a secretaria dá o apoio possível a outras modalidades esportivas, entre as quais o ciclismo, o atletismo, o futvôlei e o skatismo. Para vitaminar o futvôlei, a Sejel fez gestões para recuperar a quadra de areia no final do calçadão, no bairro Canabrava. No skatismo, será um apoiador quando a pista de skate for inaugurada.

O ciclismo de Unaí também tem parte do apoio garantido pela Sejel, que oferece transporte e alimentos básicos para o atleta que vai competir fora, nas várias provas de pedaladas disputadas principalmente na região.

No campeonato de futebol de campo Ruralão, a Sejel apoiou com a distribuição de bolas e de redes. A secretaria também foi parceira nos campeonatos de escolinhas de futebol particulares.

Quadras e academias

Algumas obras ligadas ao esporte também estão em fase de acabamento e serão logo inauguradas: o campo soçaite do Canaã, a pista de skate, a cobertura do estádio municipal Urbano Adjuto, a reforma e cobertura da quadra do Canabrava. Está em andamento o projeto para reforma da quadra do Iuna.

Nos últimos dois anos, foram adquiridos 20 kits de academias populares, de livre utilização nos espaços públicos. Já são mais de 30 espalhadas por toda Unaí.

retroespp 0001
Aula de zumba na creche do Primavera