Jemg 2017: Unaí é ouro em vôlei de praia e xadrez

Os alunos-atletas Diego Campos Batista e César Augusto Tavares da Silva, da Escola Estadual Delvito Alves da Silva e a aluna Yonara de Jesus Barbosa, da Escola Estadual Domingos Pinto Brochado, conquistaram medalha de ouro nos Jogos Escolares de Minas Gerais, Jemg 2017, etapa regional realizada em Ituiutaba (Triângulo Mineiro), entre os dias 11 e 15 de julho. A dupla Diego e César sagrou-se campeã no vôlei de praia e Yolanda venceu no xadrez. Os medalhistas de ouro representarão Unaí na etapa estadual (última fase do Jemg) que será realizada em Uberaba, de 31 de julho a 5 de agosto.

Diego e César foram campeões invictos. Venceram duplas de Paracatu (2 a 0), Frutal (2 a 1), Ituiutaba (2 a 0) e Arinos. A dupla unaiense travou um duelo particular contra a dupla de Arinos, a quem enfrentou na fase classificatória e na partida final. Na primeira, venceu por 2 sets a 1 e, na partida final, o placar foi 2 a 0, parciais de 21 a 18 e 21 a 7. A enxadrista Yonara também foi campeã invicta.

Unaí conquistou também medalhas de prata e de bronze. O vôlei feminino e o handebol masculino do Colégio do Carmo (módulo II) ficaram com a prata. A medalha de bronze foi conquistada pelo vôlei masculino da Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira – Colégio Agrícola, pelo handebol masculino do Colégio do Carmo (módulo I), pelo futsal masculino da Escola Estadual Delvito Alves da Silva e pela peteca feminina da Escola Estadual Domingos Pinto Brochado.

A comitiva de Unaí foi a Ituiutaba com 148 pessoas. Alunos-atletas foram acompanhados pelos professores-técnicos. Participaram dessa etapa regional as Escolas Estaduais Delvito Alves da Silva, Domingos Pinto Brochado, Juvêncio Martins Correia (Escola Agrícola), Virgílio de Melo Franco e o Colégio Cenecista do Carmo.

A Prefeitura de Unaí deu o apoio no transporte, na alimentação (durante o percurso, porque em Ituiutaba a alimentação ficou por conta do Estado de Minas Gerais) e na chefia da delegação unaiense, sob responsabilidade da servidora da Prefeitura Andréia Tavares da Silva.

Trinta e nove municípios do Noroeste, do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro participaram da fase regional em Ituiutaba (Triângulo). Arcos (Centro), Montes Claros (Norte), Lavras (Sul), Caratinga (Vale do Aço) e Além Paraíba (Zona da Mata) foram as outras sedes de regionais.

Etapa estadual

A última etapa do Jemg 2017, a estadual, será realizada em Uberaba, de 31 de julho a 5 de agosto. Nesta fase, outras modalidades esportivas serão acrescentadas. Além dos campeões vôlei de praia e xadrez, Unaí enviará alunos-atletas para competir em provas de atletismo, ciclismo e natação.

Os campeões estaduais representarão Minas Gerais na etapa nacional (Jogos Escolares da Juventude). Para os campeões estaduais de 12 a 14 anos, os jogos da etapa nacional serão em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro. Já os campeões na faixa etária dos 15 aos 17, a competição da fase nacional será em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

ouroo 0001
Os campeões regionais dos Jemg 2017 receberam medalhas de ouro

ouroo 0002
Da esquerda para a direita: professor Hélio e técnico Vítor, com a dupla de ouro, César e Diego