Vice-prefeito participa de reunião em que Codevasf propõe parceria a municípios

Superintendente e gerentes de áreas da Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) estiveram na sede da Amnor (Associação dos Municípios da Microrregião Noroeste de Minas) em Paracatu, na tarde dessa terça-feira (18/4), para apresentar projetos e programas com os quais a Codevasf espera poder beneficiar os municípios. Participaram prefeitos, vereadores, assessores de deputados e lideranças comunitárias da região. O vice-prefeito Waldir Novais representou Unaí na reunião, em substituição ao prefeito José Gomes Branquinho, que cumpria agenda de trabalho em Brasília.

Durante a reunião, a equipe da Codevasf procurou demonstrar que dispunha de capacidade técnica para beneficiar os municípios (prefeituras, associações e entidades sem fins lucrativos), tanto do ponto de vista da elaboração de projetos, quanto na orientação de contratos e convênios, e ainda na execução de obras e serviços. Segundo os gestores explicaram, a Codevasf faz contratação de obras ou adquire bens e transfere aos beneficiários.

A contrapartida dos municípios, no entanto, é mobilizar os deputados aliados para alocar recursos de emendas parlamentares (em benefício do município) no orçamento da companhia. "Temos um corpo técnico especializado que pode ajudar os municípios com orientação, com conhecimento, para aplicação dos recursos da melhor maneira possível", explicou o superintendente da Codevasf (unidade Montes Claros), Aldimar Rodrigues Filho.

Os recursos podem ajudar prefeituras, associações e entidades sem fins lucrativos no setor de segurança hídrica (perfuração de poços, barramento de água da chuva, preservação e revitalização de nascentes, projetos de irrigação, entre outros), construção de pontes, pavimentação de vias, recuperação e qualificação de estradas vicinais, empreendimentos ambientais, fomento de unidades produtivas e arranjos produtivos locais em comunidades rurais.

Podem ajudar ainda na aquisição de veículos pesados, maquinário e implementos agrícolas. Caminhões-pipa, caminhões de lixo, retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira, guincho agrícola, batedeira de cereais, kits de irrigação estão entre os muitos equipamentos que podem ser adquiridos, bem como caixas d'água, tubulações e materiais para abastecimento de água e também para a coleta e tratamento de esgoto.

Os presentes ouviram que podem contar com a expertise e o suporte da Codesvaf nas áreas de engenharia, desenvolvimento de projetos, contratos e licitações. Para isso, os municípios precisam apresentar as demandas à estatal, em Montes Claros, e mobilizar os deputados para alocar os recursos de emendas parlamentares. Arinos foi citado como exemplo de município da região que já recebeu mais de R$ 4 milhões em recursos alocados na Codesvaf via emenda parlamentar.

O vice-prefeito Waldir Novais ouviu atentamente as propostas da superintendência da Codevasf, que é empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, e concordou ser importante aos municípios encaminharem suas demandas para os deputados, a fim de alcançarem os benefícios propostos, especialmente em época de escassez de recursos públicos.

"Essa é uma ação importante para os municípios, que estão sem recursos, e ficam numa dependência muito grande de transferências constitucionais", ressaltou o vice-prefeito.

Os resultados da reunião serão apresentados ao prefeito Branquinho que, juntamente com o vice Waldir e equipe gestora, avaliarão demandas municipais e oportunidades que poderão ser aproveitadas.

codevasf 0002
A maior parte dos prefeitos da região noroeste esteve na reunião da Amnor, na qual corpo técnico
da Codesvaf mostrou como a estatal pode auxiliar os municípios

codevasf 0001