PMU negocia ativação da quarta linha do transporte coletivo urbano

A Prefeitura de Unaí (PMU) negociou a ativação de mais uma linha do transporte coletivo urbano. A partir desta quinta-feira (5/10), um novo itinerário será coberto pela empresa, saindo da rodoviária: Rodoviária – avenida Governador Valadares – avenida Castelo Branco (Pronto Socorro PA) – avenida São João – rua Castro Alves – avenida Lisboa (Vila São Sebastião) – rua Filadélfio Souza Pinto – rua Rio de Janeiro (ex Manaus) – rua Três – rua Patos de Minas (entra no bairro Canabrava) – rua Professora Olívia – rua Miguel Morais – rua João Mendes Cornélio – rua Frei Cecílio – rua Aldeia – rua São José – rua Djalma Torres – avenida Governador Valadares – rua Celina Lisboa – rua Virgílio Justiniano Ribeiro – avenida José Luiz Adjuto – rua Prefeito João Costa – Rodoviária.

Com essa nova linha, somam quatro os itinerários cobertos na cidade. Uma para o Mamoeiro, outra para o Novo Horizonte, uma terceira que passa pelo bairro Bela Vista e percorre a rua da Serra e agora esta passando pelo Canabrava. O gasto mensal da PMU com o transporte público urbano será de R$ 50 mil, para garantir o subsídio para passe de idosos e pessoas com deficiência.

A estimativa é de que cerca de 5 mil pessoas sejam beneficiadas, entre idosos e pessoas com deficiência que, de acordo com a lei, têm assegurada a gratuidade do transporte coletivo urbano. A medida contempla aproximadamente 25 mil utilizações (passagens) por mês.

Segundo o prefeito José Gomes Branquinho, a Administração Municipal conseguiu baixar de R$ 3,10 para R$ 2,17 o valor usado para calcular o subsídio referente à gratuidade de utilização do passe. O valor da passagem normal (para passageiros regulares) permanece em R$ 3,10.

No início de 2017, somente duas linhas estavam rodando: Mamoeiro e Novo Horizonte, porque se autosustentavam. Outras quatro foram desativadas, porque a Administração Pública (anterior) deixou de pagar os subsídios da gratuidade para os casos especiais.

As negociações da atual administração unaiense com a empresa de ônibus e a busca da legalidade do pagamento por parte da Prefeitura fizeram com que duas linhas fossem reativadas e a promessa de pagamento oficialmente comprovada. "As pessoas (principalmente os aposentados que necessitam do transporte público) estavam cobrando muito. Então foi refeito o contrato com a empresa e o valor será pago", afirma o prefeito.

Vale-transporte

Branquinho disse que a Prefeitura é obrigada a subsidiar o passe para idosos e pessoas com deficiência, enquanto o unaiense não adotar o hábito de utilizar o transporte público. Para isso, no entanto, os ônibus precisam garantir itinerários e horários fixos, a fim de desenvolver uma relação de confiança com os usuários.

Para o prefeito, mudar os hábitos e costumes do unaiense relativamente ao uso de transporte público requer participação do comércio, dos órgãos públicos, das cooperativas e outros empregadores. Eles encampariam a ideia oferecendo o vale-transporte aos trabalhadores.

Na medida em que mais pessoas utilizassem os ônibus do transporte público, seriam ampliadas as linhas e horários, e menos a Prefeitura precisaria subsidiar as gratuidades, pois seriam absorvidas pelo volume total de passageiros atendidos.

Com a garantia de um transporte público eficiente e confiável, a maior parte dos trabalhadores poderia ir de ônibus para o trabalho, deixando carros, motos e bicicletas em casa. O resultado seria economia no gasto com combustível, redução da poluição ambiental, diminuição no trânsito de veículos pelas ruas da cidade e mais oferta de vagas para estacionamento.

buzaa 0001
Prefeitura negocia mais uma linha (rodoviária-bairro-rodoviária) para o transporte público urbano