PMU busca no Governo de Minas projeto de um novo hospital para Unaí

O prefeito José Gomes Branquinho recebeu no gabinete, nessa quinta-feira (14/12), o novo diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Nomeado esta semana pelo governador Fernando Pimentel, José Divino Bertoldo de Oliveira veio acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, e três servidores técnicos da GRS. Durante a visita, prefeito e diretor trocaram impressões sobre a saúde regional e municipal. Aproveitando a oportunidade, Branquinho pediu a intervenção de José Divino junto ao Governo de Minas em duas frentes: ajuda para custeio da saúde municipal e elaboração de projeto para um novo hospital em Unaí.

Os problemas de custeio do Hospital Municipal (HMU) já são do conhecimento do novo diretor. A novidade foi o pedido do projeto para construção de um novo hospital em Unaí com 150 leitos, planejado para atender à demanda das próximas décadas. Mas, para isso, Branquinho afirmou que Unaí necessita de um projeto padrão. "Queremos saber o que precisamos fazer para construir um hospital com esse porte: centro cirúrgico, centro de imagens, laboratórios. Queremos esse projeto". O Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado possui atualmente 58 leitos. Atende Unaí e mais de 11 municípios pactuados. O gasto mensal do HMU gira em torno de 23 milhões de reais por ano.

Branquinho lembrou que o Hospital Municipal de Unaí foi construído "aos poucos". Foi erguido durante administração do prefeito Sebastião Alves Pinheiro (Tão) e foi recebendo adequações ao longo das administrações municipais posteriores, na medida das necessidades apresentadas. "Isso não é uma estrutura adequada. Queremos um hospital planejado, para atender a Unaí do futuro. Para isso, precisamos do apoio do Governo de Minas", ressaltou o prefeito.

Custeio da saúde

José Divino também ouviu do prefeito Branquinho que a saúde unaiense é o "maior gargalo da administração". Que o município gasta 23 milhões de reais por ano somente com o Hospital Municipal (HMU). Que, mesmo atendendo mais de 10 municípios da região, Unaí recebe quantia inexpressiva de recursos do governo estadual e federal (juntos, Estado e União somam apenas 20% das verbas destinadas ao custeio do HMU).

"Unaí está gastando muito além do que pode e deve gastar", disse o prefeito, acrescentando que José Divino, por ocupar cargo de confiança do secretário de Estado de Saúde e do governador, pode ajudar Unaí, abrindo uma porta política em Belo Horizonte.

Depois de ouvir o prefeito e achar justos os pleitos unaienses, o novo diretor da GRS respondeu que levará os pedidos ao Governo de Minas.

"Estamos com muita esperança no trabalho de José Divino. A GRS Unaí estava há mais de seis meses sem diretor. E as questões de saúde são o grande gargalo do nosso município", concluiu Branquinho, desejando sucesso e gestão profícua ao novo gestor da regional de saúde.

grsss 0002

grsss 0001