Prefeito de Unaí integra Conselho Fiscal da nova diretoria da AMNOR

A Associação dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais (Amnor) elegeu a diretoria que vai comandar a entidade em 2018. A eleição, com chapa única concorrendo, foi realizada na tarde dessa terça-feira (30/1), na sede da Amnor, em Paracatu. Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho, prefeito de Urucuia, foi eleito presidente. José Gomes Branquinho, prefeito de Unaí, tornou-se membro efetivo do Conselho Fiscal.

O prefeito de Chapada Gaúcha, Jair Montagner, foi eleito 1º vice-presidente e o prefeito de Lagoa Grande, Edson Sabino de Lima, vai ocupar a 2ª vice-presidência. Para o Conselho Fiscal, foram eleitos três prefeitos-membros efetivos: Ronaldo Ferreira Morais (Uruana de Minas), Iramaia Maria Cordeiro de Almeida (Dom Bosco) e José Gomes Branquinho (Unaí). Suplentes do Conselho Fiscal: Geraldo Magela Gomes (Natalândia), Liedson Silva Martins (Riachinho) e Luiz Carlos da Silva (Formoso).

José Gomes Branquinho defendeu que a eleição fosse feita sem disputa entre candidatos, com aclamação da chapa única. Segundo ele, tal modalidade reforça os sentimentos de união e harmonia entre os membros associados. "Disputas costumam deixar sequelas e isso seria ruim para a associação", explicou.

O prefeito de Unaí também elogiou a disposição de Rutílio (prefeito por quatro mandatos) para servir à Amnor, pela primeira vez como presidente. O desejo do prefeito de Urucuia foi manifestado no pleito do ano passado, e ele esperou sua vez, sem disputas.

Seguindo o mesmo roteiro (de expressar livre e publicamente sua vontade), o prefeito de Brasilândia de Minas, Marden Júnior, já se colocou à disposição para presidir a entidade no próximo ano. "Não tem nenhum prefeito de Brasilândia de Minas na galeria de fotos dos ex-presidentes da Amnor", observou Marden Júnior, sinalizando seu desejo para o próximo pleito.

Edgar José de Lima, que está deixando a presidência da Amnor, foi muito elogiado pelos prefeitos que discursaram. Os pares destacaram, principalmente, a "união e harmonia" conseguidas pela entidade na gestão do prefeito de Guarda-Mor. Na sequência, destacaram a disposição de Rutílio ao aceitar o desafio e desejaram sucesso ao próximo gestor.

Prestação de contas

Antes, porém, da eleição dos membros da nova diretoria, profissionais técnicos da Amnor fizeram a prestação de contas do exercício 2017.

A associação é mantida pela contribuição das prefeituras e pela prestação de serviços para os municípios, em condição financeira vantajosa (para os municípios, face aos valores praticados no mercado). Em razão da gestão, a entidade hoje é superavitária (trabalha com sobra de caixa).

A contribuição das Prefeituras à Amnor é proporcional aos valores de repasses do Fundo de Participação dos Municípios. São retirados 0,5% do FPM de cada um a título de contribuição para a entidade.

Do montante de R$ 1,2 milhão de contribuições municipais levantadas pela Amnor em 2017, Unaí foi responsável pelo repasse de R$ 167,6 mil. A parcela contributiva de Unaí é a segunda maior entre os municípios que integram a associação, perdendo apenas para Paracatu, cujo repasse passou dos R$ 190 mil.

novaamnor 0003
Diretoria da Amnor, eleita (por aclamação), para gerir a entidade em 2018

novaamnor 0001
Prefeito Branquinho defendeu eleição sem disputa na Amnor, elogiou o presidente que está