Unaí presente em encontro da AMM que cobrou do Governo de Minas pagamento de dívidas para com as prefeituras

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O prefeito José Gomes Branquinho participou, nessa sexta-feira (2/2), de mobilização dos prefeitos de Minas Gerais em busca dos direitos dos municípios e de cobrança das obrigações do Estado para com as prefeituras. O encontro, em Belo Horizonte, foi comandado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e ocorreu no auditório JK, da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas.


Mais de 500, dos 853 municípios mineiros, foram representados por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Também presentes alguns deputados federais e estaduais. Só de prefeitos, havia mais de 400. Porém, apesar de o ato ter ocorrido na sede do governo mineiro, nenhum representante do Poder Executivo do Estado se apresentou para negociar com os prefeitos. 


Durante o encontro, a AMM demonstrou que o Estado deve mais de R$ 3,6 bilhões aos municípios referentes às cotas-parte do IPVA, do ICMS, do Fundeb, do transporte escolar, e de outros recursos das áreas de saúde, educação e assistência social. No acerto com os municípios, o governo mineiro ainda terá de ajustar a correção monetária e os juros de mora da dívida. Depois de vários discursos, a plenária decidiu dar 45 dias para o Estado quitar o que deve aos municípios.


"Vou manifestar aqui meu sentimento de contrariedade. É inadmissível estarmos aqui correndo atrás do que a lei garante ao município. Eu gostaria de estar aqui pedindo mais asfalto, mais equipamentos para os hospitais, assinando convênios para beneficiar o povo de Unaí. No entanto, estamos reclamando o que é nosso, por direito. É uma vergonha", discursou Branquinho para um auditório lotado.


Em pronunciamentos, vários prefeitos expressaram o sentimento de "abandono". Reclamaram do Governo de Minas e cobraram que os direitos dos municípios sejam respeitados pelo Estado. A maioria dos prefeitos cobrou uma atuação mais efetiva do Ministério Público e dos Tribunais de Contas no sentido de fazer o Estado cumprir suas obrigações para com as prefeituras.

ammbh 0004

ammbh 0003

ammbh 0001

ammbh 0002




top