Prefeito vai ao DEER e ao DNIT em busca de solução para pleitos unaienses

Na tarde dessa sexta-feira (2/2), o prefeito José Gomes Branquinho esteve na diretoria do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), para – principalmente – conferir o andamento do processo em que a Prefeitura de Unaí pede a devolução para o Estado de 8 quilômetros da rodovia MG-188, da ponte sobre o rio Preto até o Mamoeiro. O prefeito foi recebido pelo vice-diretor-geral do DEER-MG, Dario Ruthier Duarte.

O trecho havia sido "municipalizado" por meio de convênio assinado em 2015 pelo ex-prefeito Delvito Alves com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A partir daquela data, todas as intervenções no trecho ficariam a cargo da Prefeitura. À época, o então prefeito disse que transformaria o trecho numa avenida.

Para o prefeito Branquinho, o município não tem como arcar com mais essa despesa, o que justifica a devolução ao Estado. O prefeito evoca cláusula do convênio que prevê a devolução do trecho, caso seja do interesse do município. O interesse unaiense em "desfazer o ato" foi manifestado, inclusive, para o secretário de Estado Murilo Valadares (Setop), que prometeu fazer o processo andar.

Duarte afirmou que o processo ainda está tramitando e comprometeu-se a apressar sua conclusão.

bhder 0002

Travessia urbana

O prefeito Branquinho aproveitou a estada em Belo Horizonte, na sexta (2/2), para ir também à Superintendência Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A principal solicitação de Unaí ao órgão são os ajustes necessários na travessia urbana que corta a BR-251, ligando as saídas para Brasília e Paracatu.

Durante a reunião, ficou acertado que o superintendente regional, Fabiano Cunha, virá a Unaí – pessoalmente – no final de fevereiro, para conhecer "in loco" os problemas da travessia. Cunha afirmou, durante a reunião com Branquinho, que fará um diagnóstico completo da situação e apontará (na sequência) as solicitações que o Dnit poderá atender.

O superintendente comprometeu-se a percorrer a travessia urbana, para conferir cada detalhe reclamado e encaminhar as soluções possíveis.

bhder 0003