Hospital de Câncer: sancionada lei que repassa R$ 500 mil da Prefeitura para a Anmecc

O prefeito José Gomes Branquinho sancionou, na manhã desta sexta-feira (13/4), a Lei 3.151 de 11 de abril de 2018, que autoriza a destinação de R$ 500 mil para a Anmecc utilizar na compra de material para construção do Hospital de Câncer do Noroeste Mineiro. O repasse será feito à Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer em cinco parcelas de 100 mil reais. O ato de assinatura contou com a presença da diretoria da associação e de sete vereadores.

"Hoje é um dia marcante na história da Anmecc, pois é a primeira vez que a associação recebe recursos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores que será usado na construção do hospital", comemorou o diretor administrativo da entidade, Jaime Correia Guimarães.

Do montante repassado à associação, R$ 350 mil é recurso economizado pela Câmara Municipal e devolvido para a Prefeitura no final de 2017. Quando sobra dinheiro no final do exercício, a Câmara é obrigada a devolver para a Prefeitura.

"Aí a Prefeitura pode fazer o que quiser com o dinheiro. Então decidimos inteirar o recurso e repassar os 500 mil reais para a Anmecc", explicou o prefeito Branquinho, ao reconhecer o trabalho relevante desenvolvido pela associação, dirigida por pessoas "sérias e idôneas".

O dinheiro "doado" será utilizado para compra de material de construção: piso, janela, porta, vaso sanitário, vidro, material elétrico, material hidráulico. São 3.100 metros de construção do primeiro bloco. A associação pretende concluir essa primeira parte do hospital, a fim de iniciar os procedimentos ambulatoriais, preventivos e pequenas cirurgias.

O Hospital de Câncer do Noroeste está sendo erguido graças à participação da sociedade unaiense. O dinheiro que entra para a obra é resultado da arrecadação em almoços, jantares, churrascos, cavalgadas, pagamento de carnês, eventos como Arca de Noé e envolvimento de entidades, empresas e clubes de serviços.

A diretoria da Anmecc agradeceu a "doação" do poder público e lembrou que o hospital é uma conquista para toda a região. "Essa causa não é só nossa. Todos devem estar interessados nessa construção, que será um benefício para todo o noroeste de Minas", ressaltou Jaime Guimarães.

Parceria da PMU

A Administração Municipal reconhece o relevante trabalho desenvolvido pela Anmecc no apoio aos doentes de câncer, especialmente os que buscam tratamento em Barretos (SP).

Por isso, mantém uma permanente parceria de fornecimento de transporte para pacientes e acompanhantes. Além do ônibus semanal, põe à disposição ambulâncias e carros de apoio.

Em Barretos, a Prefeitura de Unaí aluga uma casa que oferece o suporte necessário ao unaiense em tratamento.

doanmec 0002

doanmec 0001