Prefeito visita distrito de Palmeirinha e traça planos para os próximos três anos

O prefeito José Gomes Branquinho esteve nessa quinta-feira (4/5) no distrito de Palmeirinha (60 km de distância da cidade), para acompanhar de perto as principais demandas da região. Branquinho foi acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, e pelo vereador Diego, representante da região na Câmara Municipal.

Durante o percurso, atestou-se que 70% da estrada fora patrolada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais. O prefeito disse que determinaria a execução dos 30% restantes para, em breve, ter a estrada totalmente recuperada.

Chegando a Palmeirinha, o prefeito visitou o cemitério, que estava cercado por arame farpado e, segundo ele, "todo bagunçado". Branquinho se comprometeu a construir um muro cercando o cemitério local.

Quando chegou à Escola Municipal Eva Maria Vieira, Branquinho avaliou que a Prefeitura deve asfaltar a avenida, as proximidades da escola, em volta da igreja e no entorno da associação.

Entre a igreja e a escola, a ideia é construir uma praça, onde será instalada academia de ginástica (popular).

Na escola

De acordo com Branquinho, algumas intervenções também alcançarão a escola, como fazer calçadas, instalar bancos no pátio e fazer reformas pontuais. O intuito é criar um ambiente mais agradável para alunos, professores e funcionários que trabalham na Eva Maria Vieira, unidade que também atende alunos do ensino médio - como extensão da escola de Garapuava.

O prefeito ressaltou ainda que a quadra poliesportiva da escola de Palmeirinha pode e deve servir à comunidade. Como exemplo de utilização da quadra, ele citou festas de confraternização, celebrações, reuniões e, claro, espaço para a prática de atividades esportivas.

"A quadra é o espaço que existe no distrito. Então, por que não usar? Mas o uso deve ser dentro das normas e responsabilidades estabelecidas pela escola. Sempre sob a responsabilidade da direção da escola", acrescentou.

Posto de saúde

O distrito de Palmeirinha não possui um posto de saúde. Nessa visita, porém, Branquinho disse ter arranjado o local onde poderá ser instalado o posto.

Trata-se de uma estrutura, em frente à escola, construída há cerca de 30 anos e que já serviu de base para uma fábrica de sabão e, tempos depois, para uma fábrica de polpa de frutas.

Hoje, o local está abandonado e cercado pelo mato. De acordo com o prefeito, o espaço (que fica em terreno da Prefeitura) será limpo e adequado para a instalação do posto de saúde.

Durante a visita à escola, Branquinho deparou com o médico fazendo atendimentos numa sala da própria escola, situação que o levou a refletir sobre a necessidade urgente da implantação de um posto de saúde em Palmeirinha.

Ponto de apoio

O prefeito considerou "amplo" o espaço onde será instalado o posto de saúde e vislumbra também construir no local um ponto de apoio aos motoristas do transporte escolar, "com banheiro e cantina, para dar mais dignidade a esses profissionais", salientou.

Ele justifica que esses pontos de apoio para os motoristas do transporte escolar serão instalados em todas as escolas rurais do município.

Para o prefeito, a visita à Palmeirinha foi "produtiva", porque a partir das demandas locais, a administração poderá construir soluções para os próximos três anos.

A mesma visita, conforme Branquinho, será feita aos demais distritos e escolas rurais. Ele destacou que, em cada localidade, será acompanhado pelo vereador que representa a região.

palmeirin 0001
O cemitério foi o primeiro local que o prefeito Branquinho, em companhia do vereador Diego,
visitou: o cemitério ganhará muro de proteção

palmeirin 0002palmeirin 0003
Prefeito visita a Escola Eva Maria Vieira, acompanhado pelo secretário Geraldo Magela (Educação);
Foram recepcionados pela direção da escola