Administração renegocia contrato de transporte coletivo

O prefeito José Gomes Branquinho reuniu-se, nessa terça-feira (31/3), com representante da Empresa de Transporte Coletivo Expresso Planalto e conseguiu renegociar o contrato do transporte coletivo urbano. Durante a reunião, o município obteve o perdão da dívida, vai pagar 30% a menos do montante, e conseguiu incluir uma nova linha de transporte para o bairro Primavera.

expresso 0001

Idosos e pessoas com deficiência vão andar de graça

A nova linha de transporte coletivo de Unaí chama-se: Primavera. Começa a operar a partir de quarta-feira, 1/2. Parte de segunda-feira a sábado da rodoviária. A primeira saída é as 6 horas da manhã. As demais de hora em hora, até as 19 horas.

Confira o trajeto da nova linha

Da rodoviária o ônibus da Expresso Planalto, sobe pela Prefeito João Costa; Celina Lisboa; Gov. Valadares; vira à esquerda na Souza Lima; desce até a Politécnica; segue pela Vereador João Narciso; Cap. Carlos Gonzaga; José Luiz Adjuto; Natal Justino da Costa; Aldeia(à direita); São José; à direita na Celina Lisboa; José Luiz Adjuto; Prefeito João Costa; rodoviária.
Serão 14 partidas de segunda à sexta-feira. Portanto, transporte coletivo funcionando nessa região pelo período de 15 horas diárias.
Nos sábados a linha funciona das 6 às 13 horas.

A renegociação

O acordo foi oficializado no final da tarde de terça-feira, 31/1, com o representante da Expresso Planalto, Guilherme, no gabinete do prefeito Branquinho. De acordo com o contrato já existente, e válido por vinte anos, a prefeitura é a responsável pelo pagamento das passagens de idosos e deficientes físicos. Nas outras cidades não é assim. Não é, porque a população tem o hábito de usar o transporte coletivo, e dessa forma há equilíbrio financeiro. Todavia, Branquinho conseguiu redução de 30% nos valores a serem pagos pela prefeitura. Conseguiu o compromisso também, de redução gradativa desse pagamento na medida em que o equilíbrio financeiro for alcançado em Unaí, até o ponto em que a prefeitura não precise mais pagar pelo serviço

Branquinho é otimista nesse sentido. Afirmou que vai incentivar o uso do transporte coletivo. Vai programar a concessão de vales-transportes para os servidores da prefeitura e do SAAE. Vai promover entendimentos com a Associação Comercial e empresários, no sentido de que as empresas também passem a fornecer o vale-transporte. Informa que essas ações vão beneficiar diretamente os comerciantes. Comerciários passam a usar o transporte coletivo. Deixam carros e motos em casa. Resultado: mais espaços para clientes estacionarem. Mais estacionamento, mais clientes, mais vendas

Quem anda de graça

A prefeitura vai pagar para idosos e deficientes exercerem o direito da gratuidade legal no transporte coletivo. Para usufruir do benefício deficientes devem comparecer no guichê da Expresso Planalto na rodoviária, com a identidade, comprovante de endereço e laudo médico. Idosos devem ter mais de sessenta anos, levar identidade e comprovante de endereço. É a própria empresa que fornece gratuitamente as carteirinhas. A cada utilização é gerado o débito para a prefeitura, que vai quitar mensalmente, agora com esse desconto negociado de 30%.

Estudantes vão pagar "meia"

Para obter o benefício também deverão comparecer no guichê da empresa na rodoviária. Além dos documentos pessoais, devem levar o comprovante de matrícula oferecido pela própria escola. Vão obter gratuitamente a carteirinha que garante o desconto no preço do transporte.

Débitos anteriores

A empresa Expresso Planalto abriu mão de receber os débitos devidos pela prefeitura referentes aos serviços prestados no ano passado. A despesa não foi empenhada, e só poderia ser recebida mediante ação judicial. Na renegociação com o prefeito Branquinho a empresa optou pela renúncia ao pagamento.

Mamoeiro e Canaã

Para o atendimento nos bairros Mamoeiro e Canaã a mesma sistemática de funcionamento. Também vale a gratuidade no transporte para idosos e deficientes; e o pagamento da "meia" para estudantes. O direito é exercido mediante o cadastro prévio no guichê da empresa na rodoviária.

expresso 0002