Unimontes vai ampliar presença em Unaí

A intenção de ampliar a presença da Unimontes na cidade foi manifestada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (18/1), no gabinete da Prefeitura, com participação do prefeito José Gomes Branquinho e o reitor da Unimontes, professor João Canela. Também presentes o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, o pró-reitor professor João Felício e a coordenadora do campus Unaí, Kelly Souto.

Como primeiro resultado prático da reunião, definiu-se a revisão de convênio entre o município e a universidade. Branquinho afirmou que a prefeitura vai cumprir com sua parte no fornecimento de transporte, alimentação e acomodação dignos para os professores da Unimontes, que se deslocam de Montes Claros para aulas em Unaí.

De acordo com o prefeito, o município também se responsabilizará pelos trabalhos de limpeza e conservação das instalações do campus. Ele afirmou que sua postura será de "completa boa vontade" com a Unimontes, assegurando o apoio necessário naquilo que a legislação permitir.

Atendendo solicitação do prefeito, o reitor já autorizou o início dos levantamentos técnicos para que sejam franqueados cursos de pós-graduação gratuitos aos professores da rede municipal de educação.

Prefeito e reitor também concordam com a necessidade de realização de concurso público para professores da Unimontes, específicos para o campus de Unaí. Ficou acertado entre ambos que universidade e prefeitura farão gestões nesse sentido.

Na reunião ainda se reconheceu a necessidade de ampliação da oferta de cursos nas áreas de licenciatura em geografia, história e outras disciplinas importantes na grade curricular.

Outro importante tema discutido foi a necessidade de concluir as obras de construção da Escola Técnica Profissionalizante Federal e de sua posterior gestão. Isso porque a escola é federal, mas foi construída mediante convênio com a Unimontes, que é estadual.

Ao final da reunião, o prefeito Branquinho falou do artesanato unaiense com entusiasmo e presenteou os convidados com produtos da Tecelagem de Unaí.

reitoruna 0002

reitoruna 0003