Prefeitura e Sebrae falam sobre fomento ao empreendedorismo

O prefeito José Gomes Branquinho recebeu técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nessa segunda-feira (30/1). Durante a visita institucional, foram discutidos três tipos de projetos que a entidade está oferecendo à Prefeitura para alavancar a atividade empreendedora na cidade: Educação Empreendedora no Ensino, Ações de Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas e Projeto Noroeste Empreendedor (para a agricultura familiar, microempreendedor individual e economia solidária).

Com relação ao tópico Educação Empreendedora no ensino, o Sebrae está propondo parceria com a Secretaria Municipal de Educação para formar cultura empreendedora nas escolas do município.

De acordo com o projeto, o próprio Sebrae faria a capacitação dos professores para trabalhar o tema Empreendedorismo com os alunos em sala de aula. A disciplina entraria no currículo escolar. Segundo a analista da entidade, Érika Martins, após a aplicação do programa nas escolas há uma mudança de postura dos estudantes em relação ao tema.

Nas ações direcionadas para as micro e pequenas empresas, o Sebrae pretende ampliar a parceria, formando um tripé com a Prefeitura e a Associação Comercial de Unaí e trabalhar no sentido de fomentar a atividade empresarial unaiense, inclusive com a instalação da Sala do Empreendedor.

"Unaí tem um potencial tão grande. Precisamos transformar isso em oportunidades para a comunidade. Não há mais emprego formal para todos, então temos de formar pessoas para gerir seus próprios negócios. Observamos, no entanto, que a maioria está despreparada", afirmou o gerente regional Noroeste do Sebrae, Marcos Alves da Silva.

Branquinho quer relação ganha-ganha

Depois de ouvir atentamente os técnicos, o prefeito Branquinho disse que o desenvolvimento do programa nas escolas poderia ser acertado diretamente com o secretário de Educação, professor Geraldo Magela da Cruz, também presente à reunião. O secretário demonstrou entusiasmo pela ideia. "Eu gosto da iniciativa. Queremos trabalhar programas para a educação além do livro didático", disse.

Branquinho também explicou aos técnicos o momento de crise por que passa o município e disse concordar que é preciso fomentar a atividade econômica unaiense, principalmente a direcionada ao comércio, que a seu ver "é uma atividade muito forte" na cidade.

O prefeito, todavia, afirmou reconhecer que a atividade empresarial unaiense precisa receber um impulso, especialmente em segmentos específicos como no setor da saúde privada. Ele disse também que o ideal seria o município possuir uma unidade administrativa na Prefeitura voltada para o fomento da atividade econômico-empresarial, mas que no momento isso fica difícil, em razão da situação de crise.

E finalizou dizendo que aceita a parceria com o Sebrae, quer trabalhar junto, mas a parceria tem de ser boa para todos. "Nós queremos ser parceiros, mas para nós interessa o estilo ganha-ganha. Todos temos de ganhar, Prefeitura, Sebrae e comunidade", afirmou o prefeito, que colocou o gabinete à disposição para que os projetos de parceria possam prosperar, desde que, repetiu ele: "bom para todos".

sebraee 0001
Branquinho recebeu os técnicos do Sebrae acompanhado pelo secretário de Educação,
professor Geraldo

sebraee 0002