Vice-prefeito Waldir Novais recebe homenagem póstuma da Polícia Militar

A homenagem ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 20 de agosto, no 28º Batalhão da Polícia Militar (Unaí), momentos antes da solenidade de formatura do curso especial de formação de sargentos 2021. O vice-prefeito Waldir Wilson Novais Pinto Filho foi homenageado como patrono dos formandos. Houve descerramento de placa alusiva ao ato, que contou com a presença do prefeito José Gomes Branquinho e dos filhos de Waldir Novais, Leonardo e Fabiano. O vice-prefeito morreu, em 26 de março, por complicações provocadas pela covid-19. Tinha 66 anos.

O comandante da 16ª Região da Polícia Militar, coronel Terence Pablino Floriano Guimarães, explicou que a Polícia Militar busca homenagear o feito de homens e mulheres que atuaram em causa da Polícia Militar e em benefício da sociedade.

"A homenagem se deve à importância histórica de Waldir Novais para a Polícia Militar em Unaí, quando da construção do 28º Batalhão da PM, na década de 1990. Ele se apresentou como principal voluntário e articulador, movimentando a sociedade local, arrecadando fundos que possibilitaram a construção do batalhão que foi inaugurado em 1995. Naquela época, Waldir foi tesoureiro da obra. Que a homenagem perpetue o registro do nosso sincero agradecimento e reconhecimento de tudo que ele fez pela Polícia Militar em sua vida", disse o comandante.

A placa que marca a homenagem a Waldir como patrono da turma dos novos sargentos (2021), segundo o coronel Floriano, será afixada em local de destaque no 28º batalhão. Ser patrono de uma turma de sargentos se reveste de um significado muito especial para a Polícia Militar, devido à importância desses militares na organização. "Cerca de 500 cidades de Minas Gerais têm o policiamento comandado por um sargento", explica.

O ato contou com a presença dos comandantes de unidades unaienses da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal. Contou ainda com a presença de representante da Câmara Municipal, da secretária de Estado da Agricultura, Ana Maria Soares Valentini e do paraninfo da turma de formandos, juiz de Direito na Comarca de Unaí Rafael Lopes Lorenzoni.

Fidelidade na gestão e orgulho na família

Para o prefeito José Gomes Branquinho, o vice Waldir foi "um para-choque da administração". Branquinho conta que ter Waldir como vice-prefeito representava uma tranquilidade para a gestão. "Quando chegava um documento e eu via a assinatura do Waldir, tinha certeza de que podia assinar embaixo, porque aquele era o caminho".

Falando em nome da família, um emocionado Fabiano Novais ressaltou o espírito público de seu pai e a grande fidelidade que ele devotava ao trabalho na Prefeitura (em geral) e ao prefeito Branquinho (em particular). "Quando Branquinho adoeceu (de covid-19), meu pai assumiu a Prefeitura e disse que havia um compromisso, não aceitou ficar trabalhando de casa nem no pior momento da pandemia. Temos orgulho dele".

howaldd 0001

howaldd 0002