Branquinho e Zema assinam convênio de R$ 1,5 milhão para elaboração do projeto do hospital regional de Unaí

- Já estão garantidos R$ 40 milhões para construção.

- Prefeitura de Unaí espera recolher mais R$ 15 milhões para ajudar na obra e na aquisição de equipamentos hospitalares.

O convênio de repasse de R$ 1,5 milhão para financiamento e elaboração do projeto executivo do hospital regional foi firmado em cerimônia oficial realizada na Praça JK, em Unaí, na tarde dessa sexta-feira, 17/9. Outros convênios assinados vão permitir o repasse de recursos para compra de mobiliário e equipamentos para escolas. Além do prefeito José Gomes Branquinho e do governador Romeu Zema, estiveram presentes os deputados estaduais João Vítor Xavier e Inácio Franco, os deputados federais Zé Silva e Greyce Elias e a secretária de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentini. O evento foi acompanhado por prefeitos da região da Amnor, vereadores unaienses, representantes de órgãos do Estado, da sociedade civil organizada de Unaí e da população.

Além dos R$ 1,5 milhão destinados ao projeto executivo da obra, governo de Minas e Assembleia Legislativa do Estado garantiram repasse de mais R$ 40 milhões para a Prefeitura de Unaí, recursos que serão utilizados nas obras de construção do hospital. Esse recurso provém de acordo de reparação firmado entre a empresa Vale e o Estado de Minas Gerais, para compensar os estragos decorrentes do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho e os danos causados ao Estado, tanto do ponto vista ambiental, quanto socioeconômico e de arrecadação tributária. Todos os 853 municípios de Minas Gerais serão beneficiados com esses recursos, cada município ficando com a fatia de dinheiro proporcional à sua população.

Para a construção do hospital regional, a Prefeitura de Unaí doou um terreno de 29 mil metros quadrados no bairro Terra Nova e colocou à venda terrenos públicos do município, na expectativa de arrecadar mais cerca de R$ 15 milhões, que serão utilizados para auxiliar na obra e na aquisição de equipamentos para o novo hospital. Tudo autorizado pela Câmara Municipal e com recursos carimbados somente para a finalidade anunciada.

"Com esses 55 milhões, acreditamos que vamos construir o hospital regional", comemorou Branquinho depois da assinatura. Em discurso, o prefeito de Unaí lembrou ao governador que ainda há um outro ponto a ser negociado entre Prefeitura e governo do Estado: a gestão do hospital depois de pronto. "Mas a gestão, senhor governador, a gestão fica para discutirmos depois".

Branquinho reforçou que o hospital regional será construído em Unaí, por uma questão de lógica, de coerência. "Porque Unaí está centralizada na região noroeste, e a maior parte dos municípios recorrem a nós para assistência hospitalar, suas ambulâncias acabam parando por aqui", explicou.

O prefeito frisou que Unaí gasta mais de R$ 6 milhões por mês só com o Hospital Municipal e presta um serviço aquém do que a Administração Municipal gostaria. "Dá uma agonia danada as ambulâncias chegando ao nosso hospital e nossa estrutura não permitir atender tão bem quanto gostaríamos de atender. Mas com o hospital do porte que vamos construir, o atendimento será mais humanizado. Apesar de todas as dificuldades, nossos servidores do hospital trabalham diuturnamente para oferecer um bom atendimento aos unaienses e aos nossos vizinhos".

Ferrovia Unaí-Pirapora

Em pronunciamento, o prefeito Branquinho pediu ao governador Zema que intervenha a favor da região para a construção do ramal ferroviário que liga Unaí a Pirapora. Esta cidade do norte de Minas possui um terminal intermodal que viabiliza o transporte de grãos.

"O noroeste produz muito grão. As carretas pegam a nossa região e enchem as estradas até Pirapora. É carreta atrás de carreta. Nós precisamos da ferrovia. Está definido que, com a ajuda do governo do estado, teremos o nosso trecho de ferrovia Unaí-Pirapora e consequentemente, ligar Unaí a Luziânia", afirmou Branquinho. O trajeto completo, o prefeito lembra, é Pirapora-Brasilândia-Unaí-Luziânia.

"Isso vai ajudar muito a região", pontuou Branquinho. Ele justificou tal pedido ao governador, destacando que os municípios que mais produzem grãos em Minas Gerais estão na região noroeste. Em pronunciamento, o governador Zema disse concordar que o ramal ferroviário Unaí -Pirapora é necessário para escoar a produção e fazê-la mais competitiva. "Quero deixar claro a todos vocês o meu empenho junto ao Ministério da infraestrutura para que esse ramal ferroviário daqui até Pirapora também se concretize".

Zema acrescentou conhecer bem a realidade municipal e regional. Como empresário, disse já ter visitado Unaí umas vinte vezes; como governador, visitou a cidade duas vezes. "Sei o quanto essa região desenvolveu e ainda vai desenvolver". Ele ressaltou que a região precisa superar alguns gargalos, como falta de energia elétrica e outorga de água, que travam parte do trabalho dos agricultores.

"Estamos cientes desses problemas e vamos trabalhar para que quem queira produzir e gerar emprego não sofra na mão do Estado. Temos simplificado muito a vida do produtor rural e vamos fazer ainda mais". Nessa empreitada, o governador disse contar com a ajuda da secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentini, que antes de servir ao Estado, é moradora e produtora em Unai.

Reunião com prefeitos

Antes da assinatura dos convênios com Branquinho em solenidade realizada na Praça JK, o governador Zema reuniu-se com os prefeitos da Amnor, de quem ouviu as demandas de cada município. Prometeu estudar caso a caso. As solicitações são principalmente na área de saúde e de construção de infraestrutura, como pavimentação de estradas. A reunião entre o governador e os prefeitos ocorreu no gabinete do prefeito de Unaí.

branzemaa 0006

branzemaa 0008