Liberado retorno gradual de aulas presenciais em escolas particulares para alunos de 4 e 5 anos

A Deliberação 015, de 7 de julho, do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COES), autoriza o retorno gradativo das aulas presenciais da educação infantil para alunos de 4 e 5 anos completos nas escolas particulares de Unaí. A medida está em vigor desde quarta (7/7), e o retorno das aulas presenciais deve ser facultativo aos pais ou responsáveis legais pela criança. Antes desse retorno, porém, as instituições de ensino devem apresentar ao Departamento de Fiscalização da Covid-19 um Plano de Contingência Escolar para o enfrentamento da pandemia e informar as medidas sanitárias e de prevenção.

De acordo com a presidente do COES, Tatiane Rocha, o comitê liberou aulas presenciais para alunos dessa faixa de idade, porque os membros entendem que crianças de 4 e 5 anos completos já têm condição de compreender e cumprir as medidas sanitárias, como usar máscaras e aceitar a frequente higienização das mãos com álcool em gel.

A escola deverá cumprir o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares elaborado pelo Estado de Minas Gerais. Os vários tópicos a serem observados estão no escopo da deliberação, bem como dos itens que preveem as atividades de limpeza e higienização do ambiente escolar. A fiscalização estará atenta ao cumprimento das medidas e cobrará das escolas.

RETORNO NA REDE MUNICIPAL

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto para o mês de agosto. O prefeito Branquinho já determinou ao secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação) que organize esse retorno para o dia 9 de agosto.

A medida da Prefeitura de Unaí encontra respaldo em deliberação do Governo de Minas, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas do Estado já para esta segunda-feira, 12 de julho.

Leia a íntegra da deliberação  pressionando o link:

aulavv 0001