Covid-19: Unaí avança para Onda Amarela do Programa Minas Consciente

Avançar para a Onda Amarela significa possibilidade de retorno às aulas, com maior segurança para profissionais da educação, funcionários da escola, para pais e alunos. Significa ainda adotar protocolos mais flexíveis para a promoção de eventos e a prática de esportes coletivos. O decreto e as novas deliberações, com esse novo enquadramento de maior flexibilidade nas atividades em Unaí, devem ser editados nos próximos dias. A decisão do Governo de Minas foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 15/7.

O avanço de Unaí (e região noroeste) para a Onda Amarela se deve à redução nas taxas de incidência da covid-19, de ocupação de leitos (clínicos e de terapia intensiva), de positividade dos testes e do número de óbitos por covid.

Para ser ter uma ideia, em março, mês mais crítico da crise sanitária, Unaí chegou a registrar 720 casos positivos por semana e leitos totalmente ocupados, tanto clínicos quanto de tratamento intensivo. Hoje, a semana epidemiológica aponta a ocorrência de 130 casos (semanais). Dos 15 leitos de UTI da Intensilife, 8 estão ocupados (dois são pacientes de Unaí). No Hospital Municipal, três dos seis leitos de terapia intensiva são ocupados por unaienses.

A presidente do COES Unaí, Tatiane Rocha, atribui esses números positivos ao comportamento da maioria da população unaiense, que tem cumprido as medidas sanitárias estabelecidas, bem como ao avanço da vacinação da população, já chegando à faixa etária dos 40 anos. Em Unaí, mais de 35 mil pessoas (quase 40% do total estimado para imunização) já tomaram ao menos a primeira dose de uma das vacinas disponíveis contra a covid.

"Importante salientar que, embora seja um avanço, a pandemia de covid-19 ainda não acabou e continua fazendo vítimas", alerta Tatiane. Por isso, ela recomenda que as pessoas façam a parte delas na continuidade da luta contra a pandemia. "Mantendo o distanciamento social, usando máscara de forma adequada e higienizando as mãos (lavando com água e sabão ou usando frequentemente o álcool em gel)".

AÇÕES IMPLEMENTADAS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

As ações da Administração Municipal adotadas desde o início para o enfrentamento da pandemia também são lembradas por Tatiane Rocha: implantação de barreiras sanitárias, realização de testes rápidos, de exames PCR e antígeno, implantação do Centro de Atendimento Covid, ampliação dos leitos clínicos e instalação de leitos de UTI, atendimento de casos de covid em todos os PSFs, contratação de novos fiscais, entrega em domicílio de remédios da Farmácia Básica e Hospitalar, implantação de serviços de orientação e marcação de consultas/exames via WhatsApp, atuação da Força Nacional do SUS em Unaí, implantação do Comando Emergencial em Saúde (COES Municipal), capacitação para os profissionais de saúde, capacitação para os segmentos comerciais/empresariais, entre outras providências.

ondamm 0001