Aumento de casos de covid pode levar COES a endurecer medidas ou mesmo fechar bares e distribuidoras

O último gráfico registrado pela Secretaria Municipal de Saúde "Semana Epidemiológica" apontou aumento de 186 para 211 casos de pessoas acometidas pela covid-19 na última semana avaliada. Com base nos dados, o Comando Operacional de Emergência em Saúde (COES) de Unaí atribui o aumento de pessoas infectadas à grande movimentação nos bares, distribuidoras de bebidas e festas clandestinas que ocorrem principalmente nos finais de semana. Toda essa movimentação (com aglomeração e violação dos protocolos) é relatada semanalmente pelos fiscais em reunião do COES.

graf77 0001

Como consequência, o COES e a Secretaria Municipal de Saúde já consideram a possibilidade de minutar uma deliberação para ser submetida aos membros. A reunião do COES está prevista para esta quarta-feira (28/7), mas há possibilidade de uma convocação emergencial antecipada em reunião extraordinária, segundo a presidente do COES, Tatiane Rocha. "Em face do que está ocorrendo, é necessário emitir uma deliberação e endurecer as medidas restritivas. Se ainda assim não resolver o problema, talvez tenhamos de fechar o segmento (bares, distribuidoras e similares)".

Tatiane lembra o problema dos bares, que não podem aglomerar tanto, e devem ser fechados às 23 horas. Frisa ainda as dificuldades para controle das distribuidoras de bebidas, que só podem vender para retirada no local até as 23 horas, depois somente por delivery (tele-entrega). "Mas não é isso o que acontece", lamenta. "Continuam vendendo depois das 23h e com pessoas aglomeradas". Some-se a isso a incompreensão total e a falta de colaboração por parte dos frequentadores/consumidores.

"A sensação que a gente tem é de que as pessoas acham que a pandemia acabou, ou então que tomada a primeira dose da vacina está todo mundo imunizado. E não é assim", assinala a presidente do COES, mesmo observando que a vacinação em Unaí está bem adiantada, (com a primeira dose) sendo aplicada nas pessoas de 36 anos, nesta segunda (26/7).

FESTAS CLANDESTINAS

Tirando as festas de casamento, com até 150 participantes (sem horário determinado), batizados e aniversários, com até 100 participantes (podendo ocorrer somente até a meia-noite) - tudo em conformidade com protocolos sanitários -, outros eventos de natureza pública ou particular continuam vedados no município.

Mas as denúncias de festas clandestinas (algumas com cobrança de ingressos, presença de bandas, DJs, sendo realizadas em chácaras ou não, com dezenas de participantes, continuam chegando aos montes para a fiscalização. Normalmente, fiscais e policiais "acabam com a festa" e os donos ou organizadores são autuados.

"Festas de aniversários em chácaras (ou espaços para eventos) precisam de autorização da fiscalização", relata a coordenadora da Fiscalização Covid, Aline Gonçalves. Ela sugere, mesmo para quem vai fazer uma festa de aniversário em residência que procure a unidade da fiscalização para se orientar e pegar uma autorização. "Isso torna tudo mais fácil tanto para nós quanto para os organizadores em caso de denúncias".

O COES

O Comando Operacional de Emergência em Saúde tem autonomia e poder para deliberar as medidas que a equipe técnica ponderar serem necessárias para o enfrentamento da pandemia, pois trata-se de uma estrutura temporária para elaborar (ou antecipar) ações, buscar soluções e ofertar alternativas para fazer frente aos problemas ocasionados pela pandemia.

A estrutura do COES tem como espinha dorsal representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (via GRS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí. O comando, porém, será presidido pelo Gabinete do Prefeito, com total autonomia para tomar decisões imediatas. O gabinete tem apoio direto da Secretaria Municipal de Saúde e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

O COES é integrado ainda por representação da Procuradoria do Município de Unaí, do Departamento de Compras e Licitações da PMU, da Secretaria Municipal de Fazenda, do Departamento de Fiscalização da PMU, da área de Farmácia Hospitalar do Município e do Hospital Municipal.

Possui representação do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, da Defesa Civil Municipal, da Atenção Primária à Saúde e da Saúde Mental. O Comando Operacional conta ainda com representação do Ministério Público de Minas Gerais, da Polícia Militar, da Gerência Regional de Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar.

As deliberações e decisões do Comando terão impacto em Unaí e em toda a microrregião de saúde.