Hospital Regional e Unaí na Sudeco entram na pauta da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília

O prefeito José Gomes Branquinho recebeu o presidente e o vice-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), na manhã desta quinta-feira (5/8). Pábio Mossoró (prefeito de Valparaíso de Goiás) e Allysson Lima (prefeito de Alexânia) vieram para uma visita de trabalho e alinhamento de ações. E saíram levando duas solicitações da Administração Municipal de Unaí: primeiro, ajudar a viabilizar a formalização do Hospital Regional do Noroeste de Minas; segundo, colocar na pauta de votações da Câmara dos Deputados o projeto de lei que inclui Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande entre os municípios da área de cobertura da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). A partir dessa inclusão, o município passa a ter acesso aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Com relação ao Hospital Regional para o Noroeste de Minas, Branquinho ressalta que a matéria é também de interesse do Distrito Federal e dos municípios goianos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride DF). "Se Unaí conseguir atender todos os municípios do noroeste (com assistência hospitalar), desafogamos Brasília", salientou. "E nossos pacientes não querem ir para Brasília, querem ser tratados aqui".

Em resposta, o presidente da Amab comprometeu-se a fazer gestões junto à bancada de deputados federais de Minas e ao ministro da Saúde, para dar mais impulso à realização que depende do Governo de Minas Gerais. Branquinho lembra que, nesta sexta-feira (6/8), terá mais um encontro com o governador Romeu Zema, que estará na sede da Amnor em Paracatu. "Vou reforçar os meus pedidos".

A inclusão de Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande na Sudeco, com direito aos benefícios do FCO, foi a segunda abordagem do prefeito Branquinho. Ele explica que, hoje, os municípios que pertencem à Sudeco são os de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. O projeto de lei do deputado federal mineiro Paulo Abi-Ackel propõe a inclusão de todos os municípios da Ride-DF entre os beneficiários. Aí entrariam Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

"O FCO incentiva empreendedores a investir no município, pois oferece crédito a juros mais baixos e prazos mais elásticos para pagamento. Podemos, por exemplo, atrair empresários que queiram investir na transformação dos nossos produtos primários (comodities)", observou o prefeito de Unaí.

Branquinho ressaltou ao presidente e ao vice da Amab que, para isso ocorrer, é necessário pautar o projeto de lei do deputado Paulo Abi-Ackel, para apreciação e votação em plenário. O PL começou a tramitar em 2013, passou por comissões, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, e está na Mesa da Presidência, aguardando para entrar na pauta de votações do plenário da Casa.

"Voltando a Brasília, vamos oficializar a Presidência da Câmara dos Deputados, conversar com as bancadas (de parlamentares) de Minas e de Goiás e trabalharmos em prol dessa inclusão dos quatro mineiros no FCO", responde o presidente da Amab. Tanto ele quanto o vice concordam que Unaí e região darão um salto na atração de empreendimentos quando a medida for viabilizada. "Vamos à luta, porque juntos somos mais fortes", arrematou o vice-presidente da Amab.

A Amab representa 28 municípios de Goiás e os quatro de Minas Gerais. Ainda nesta quinta-feira (5/8), presidente e vice da entidade previam visitar Arinos, Buritis e Cabeceira Grande.

Essas visitas estão sendo feitas a todos os municípios associados, para alinhar políticas e impulsionar o desenvolvimento regional no entorno do DF.

amab2 0006

amab2 0002