Prefeito em BH: obras de mobilidade urbana, hospital regional e recursos de convênio foram pauta de reunião

O prefeito José Gomes Branquinho foi recebido em audiência pelo secretário de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, na Cidade Administrativa (Belo Horizonte), na tarde dessa quinta-feira (3/12). Durante a audiência, Branquinho pediu interferência do Governo do Estado para construir um anel viário – que ligará a MG-188 à BR-251; assinatura de convênio para a obra de duplicação (que será acrescida de iluminação e ciclovia) de trecho da MG-188, que sai da ponte Abdon Salgado e vai até o bairro Santa Clara); retomada das tratativas para instalação do hospital regional em Unaí; e reaplicação (na saúde) de saldos de convênios "vencidos" que a Prefeitura é obrigada a devolver ao Estado.

Dois ofícios, com as solicitações expressas, foram deixados com o secretário Igor Eto.
"Foi uma boa reunião. Estou muito esperançoso", afirmou o prefeito de Unaí, logo após sair da audiência com o secretário de Governo de Minas Gerais. O prefeito Branquinho foi acompanhado pelo deputado estadual João Vítor Xavier e por Luigi D'Ângelo (assessor do deputado Federal Paulo Abi-Ackel), que também participaram da reunião. Abi-Ackel cumpria agenda em Brasília.

ANEL VIÁRIO

O anel viário é uma demanda antiga das Administrações Municipais de Unaí. Trata-se de obra que ligará a MG-188 (próximo a Algonor) à BR-251 (entre o córrego Areia e a Coagril). Uma nova ponte será construída sobre o rio Preto e objetiva retirar o fluxo de carretas, que hoje são "obrigadas" a entrar na avenida Governador Valadares.

"Vamos conseguir o projeto. Fiquei animado. Com o projeto em mãos, vamos atrás de recurso. Começa pelo projeto, e o secretário me assegurou que vai ver se consegue", afirma Branquinho. O prefeito explica que a obra do anel viário vai retirar quantidade expresiva de carretas que passam diariamente pela ponte (Abdon Salgado), percorrem trecho da avenida Governador Valadares e viram na praça da Matriz. "O anel viário é bom para a população, bom para a Prefeitura e bom para os carreteiros, que não querem passar dentro da cidade, já que estão indo para outros lugares e são obrigados a entrar em Unaí".

DUPLICAÇÃO

A Prefeitura já tem R$ 20 milhões em conta para a obra de duplicação de trecho de 8 km na MG-188, que vai da ponte Abdon Salgado até o bairro Santa Clara. A Administração Municipal pretende, além de duplicar, iluminar e construir uma ciclovia no trecho.
Mas, para isso, precisa assinar um convênio com o Governo do Estado, por tratar-se de intervenção da Prefeitura em rodovia estadual. "Esperamos, para breve, ser chamados no DER (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais), para tratarmos de todos os pormenores", declara o prefeito.

HOSPITAL

Unaí está na pauta do Governo de Minas para receber um hospital regional, mas tal situação não ficou "consolidada". Mais uma preocupação que o prefeito levou ao secretário de governo do Estado. "Queremos saber se a saída de Unaí é construir um hospital regional ou reforçar o hospital municipal, para estadualizar. Vamos ver se isso avança". Embora sendo municipal, o hospital de Unaí atende outros 11 municípios da microrregional de saúde.

Mas, antes que a questão do hospital se resolva de vez, o município continua arcando com vultosos gastos para mantê-lo funcionando. E, nesse esforço, a Administração Municipal quer assegurar fontes de custeio para o HMU.

Por exemplo, o prefeito Branquinho já está dando como certo o retorno de R$ 2,3 milhões que estão nas contas da Prefeitura, mas que terão de ser devolvidos para o Estado, por tratar-se de convênios "vencidos". Esse saldo está na conta da PMU, mas não pode ser usado pela Administração Municipal.

E é para o Hospital Municipal que esse saldo deve voltar, como resultado das tratativas. "Ficou acertado que vamos devolver para o Governo de Minas, mas assinaremos outros convênios, que farão com que o montante retorne como fontes de custeio para o Hospital Municipal".

brbhh 0001

cidbhh 0001