Unaí pretende voltar à Presidência da Amnor em 2022

A pretensão do prefeito José Gomes Branquinho foi anunciada pelo vice Waldir Novais (em exercício), na tarde dessa quarta-feira (27/1), durante reunião da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor) para eleição e posse da chapa que vai presidir a entidade em 2021. A intenção de Branquinho era concorrer ao cargo já nesta eleição, porém teve de adiar o plano em razão de estar ainda em recuperação dos efeitos agravados da covid-19, que o acometeu no fim do ano passado.

"Primeiramente, Branquinho entende que é natural a Amnor ser presidida por um prefeito de segundo mandato, pelo menos nos dois primeiros anos, para a entidade ter melhores condições de enfrentar os desafios", disse Waldir.

Depois, afirmou o vice unaiense, nosso prefeito entende também que não deve haver disputa na eleição da Amnor. "Uma disputa enfraqueceria a entidade, por isso o nome deve ser acatado pelo consenso da Assembleia de Prefeitos".

Por isso, segundo Waldir, Branquinho concordou "de pronto" quando soube da pretensão do prefeito Gê (Geraldo Magela Gomes), reeleito em Natalândia, que foi aclamado presidente pela unanimidade da assembleia para o mandato de 2021.

A chapa da nova diretoria eleita, por aclamação, foi completada pelo prefeito de Paracatu, Igor Santos, para 1ª Vice-Presidência, e pelo prefeito de Cabeceira Grande, professor Eldson Duarte, para a 2ª Vice-Presidência.

Branquinho entende ser uma "boa hora" para Unaí voltar à presidência da Amnor, porque há cerca de 30 anos está fora do cargo. Adélio Martins foi o último prefeito unaiense a comandar a entidade.

Depois do anúncio da pretensão de Branquinho, o ainda presidente da Amnor, Marden Júnior (prefeito de Brasilândia de Minas nos últimos dois mandatos), afirmou (antes de transmitir o cargo para Gê) que "Branquinho é muito importante para a entidade, o que o credencia naturalmente a pleitear o cargo em 2022".

Antes de passar oficialmente a presidência para Gê, Marden Júnior comandou uma oração pelo pronto restabelecimento da saúde integral do prefeito Branquinho.

AMNOR

A Associação dos Municípios do Noroeste de Minas é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por missão promover o fortalecimento e a integração administrativa, econômica e social dos 19 municípios membros.

A entidade, com sede em Paracatu, foi fundada em 1976 e teve como primeiro presidente Sebastião Alves Pinheiro, o Tão, prefeito de Unaí por três mandatos.

amnoo 0002
Waldir Novais, prefeito em exercício de Unaí, durante anúncio da intenção do prefeito Branquinho
concorrer à presidência da Amnor em 2022

amnoo 0003
O anúncio foi feiito pouco antes da eleição e posse da nova mesa diretora da Amnor

amnoo 0004
Foram empossados o presidente da Amnor 2021, prefeito Gê (Natalândia) ao centro;
1º vice-presidente prefeito Igor Santos (Paracatu) à direita; 2º vice-presidente
prefeito Professor Eldson (Cabeceira Grande) à esquerda

amnoo 0001
Prefeitos dos municípios que formam a Amnor posam em frente a sede da entidade, em Paracatu