Em entrevista coletiva, prefeito justifica decreto contra coronavírus

O prefeito José Gomes Branquinho recebeu a imprensa, para dar explicações sobre o Decreto 5.293, editado às 21h dessa segunda-feira (16/3). O decreto declara situação de emergência em saúde pública no município, em razão da pandemia de coronavírus (causador da Covid-19) e institui medidas para enfrentamento da situação, entre as quais restrições e suspensões que vão alterar o dia a dia da população. A entrevista coletiva foi no gabinete do prefeito, nesta terça (17/3).

"No decreto, procuramos restringir as aglomerações", assinalou Branquinho, reconhecendo que o intercâmbio de Unaí com Brasília "assusta um pouco mais". O prefeito lembrou que houve uma redução no número das cadeiras "de espera" no prédio da Prefeitura, e afastamento de uma cadiera para outra. Outra novidade é o álcool em gel instalado nos corredores do prédio da Prefeitura e outras unidades municipais.

A execução das medidas e eventuais alterações do decreto serão acompanhadas de perto pelo Comitê de Contingenciamento em Saúde, coordenado pela secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, e composto pelos diretores clínico (dr. Joaquim), técnico (dr. Vosmar) e administrativo (Sibelle) do Hospital Municipal, pela coordenadora de Epidemiologia (Adriane) e pelo diretor de fiscalização urbana (Ronald).

O prefeito lembra que o decreto pode ser modificado a qualquer momento, para garantir maior e melhor proteção e segurança para a população. "Soltamos o decreto e vamos acompanhar os desdobramentos. Se houver necessidade de alterá-lo e ajustá-lo, vamos fazendo. Estamos prontos para essa alteração a qualquer momento, caso haja necessidade".

NA SAÚDE

A PMU decidiu cancelar as férias regulares e licenças-prêmio concedidas aos servidores da saúde. Com relação à infraestrutura do Hospital Municipal, o prefeito admitiu tratar-se de "uma preocupação", mas reconheceu que "não há como virar o hospital de perna para o ar e colocar uma estrutura muito grande". Ele disse acreditar que o município terá ajuda do Estado, para casos de emergência, se houver. "O Hospital Municipal tem só oito aparelhos respiradores, para casos graves. Sempre deu para atender nosso público habitual".

A cirurgias eletivas (programadas) no Hospital Municipal também estão sendo adiadas, exatamente por não serem urgentes ou emergentes. O prefeito explica que depois de ser operado (numa cirurgia que podia esperar), o paciente ocupa um leito hospitalar, que será ocupado em caso de emergência do coronavírus. "Pedimos compreensão da população, mas não podemos desprezar os acontecimentos", ressalta Branquinho.

O Pronto-Atendimento, ligado ao HMU, também foi alvo de comentário por parte do prefeito. Ele pediu à população que só procure o PA em caso de urgência e emergência. "Para a proteção e segurança da própria pessoa". Branquinho explica que é no PA que chegam pacientes de ambulâncias de outras cidades, que pessoas com problema de saúde aguardam atendimento. Lá no PA, a pessoa fica muito exposta a agentes infecciosos.

"Pedimos à população para evitar ir ao PA sem necessidade. Há um costume em Unaí de a pessoa ir ao PA não porque precisa de atendimento de urgência e emergência, mas porque sabe que o doutor Fulano está de plantão lá, e vai em busca de uma consulta. A pessoa deve evitar isso, para sua própria segurança. Melhor ficar em casa", Branquinho alerta.

NA EDUCAÇÃO, NOS ESPORTES E NA CULTURA

De acordo com o decreto, as aulas na rede de ensino público municipal (incluindo as creches) e na rede particular de Unaí ficam suspensas de 18 a 27 de março, para evitar aglomerações. A determinação vale para as universidades, faculdades, escolas técnicas e demais unidades de ensino.

Estão suspensos também todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, inclusive as atividades na UAI Hermes Martins. "Lá recebemos o pessoal da melhor idade, tanto para o forró de sexta-feira, quanto para as aulas de hidroginástica", lembra Branquinho. Os idosos são a maior fonte de preocupação das autoridades sanitárias, por serem mais vulneráveis à infecção. Também estão suspensas outras atividades na UAI, como aulas na escola de música, atividades da banda municipal e outras.

Os eventos esportivos realizados pelo município podem ser executados, desde que com portões fechados ao público. O jogo do Unaí Esporte contra o Ceilandense, pela 11ª rodada da 1ª fase do Candangão 2020, que seria no sábado, foi antecipado para esta quarta (18/3), no Estádio Urbano Adjuto, com portões fechados. Depois dessa rodada, o campeonato será suspenso, por determinação da Federação de Futebol do DF.

CONTAMINADOS E FAKE NEWS

Indagado sobre o caso de uma mulher unaiense internada em Paracatu com coronavírus, o prefeito afirmou desconhecer o caso. Sobre um homem unaiense, internado em Brasília, Branquinho afirmou tratar-se de um caso de pneumonia e rechaçou a infecção pelo corona. "Averiguamos o caso. É um conhecido que fez uma viagem para os Estados Unidos. Voltou para Unaí, passou mal e está em Brasília, mas com pneumonia".

O prefeito aproveitou para pedir às pessoas que não acreditem em toda informação que vem sendo espalhada (em áudios, vídeos, textos) pelas mídias sociais. Ele lembra que a Prefeitura possui canais de comunicação oficiais (site na internet, mídias sociais e aplicativos de mensagens), e que a população deve buscar a informação oficial nesses canais ou na própria prefeitura. E não compartilhar ou espalhar fake news (notícias falsas), porque isso gera mais desinformação e insegurança.

"Vocês podem acreditar nas informações oficiais. Na medida em que as coisas forem acontecendo, vamos divulgando. Não temos a intenção de esconder nada. Vamos divulgar o que é verdade. E aí vocês terão de procurar os canais oficiais da Prefeitura, o rádio ou a televisão para conferir a informação", arrematou o prefeito.

entcoll 0001

entcoll 0002