Unaí dá mais um passo para receber recursos da Ride e da Sudeco

O prefeito José Gomes Branquinho esteve em Brasília, nessa segunda (12/8), reunido com o superintendente Nelson Vieira Fraga Filho, da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Em pauta, ações para o fortalecimento da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e o projeto de lei complementar (PLC 387/2013), do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que insere Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande na área da Sudeco. Os dois assuntos tratam da viabilização de recursos para fomentar o desenvolvimento regional, com aportes nos municípios que fazem parte da região integrada. A reunião foi marcada pelo superintendente Federal da Agricultura do DF, William Soares Barbosa, também presente. Os dois superintendentes apoiam o ingresso dos quatro municípios mineiros na área da Sudeco.

Branquinho lembra que a Ride foi criada, há cerca de 20 anos, com a finalidade de desenvolver os municípios do entorno de Brasília, desafogando assim a capital federal, principalmente em questões relativas à saúde, à geração de emprego (indústria, agroindústria) e à mobilidade urbana (trânsito e transporte público). Mas, segundo o prefeito, as coisas não aconteceram, como foi planejado, por falta do aporte de dinheiro. "Se não tem dinheiro, não tem jeito de fazer as ações. Aí, nada acontece".

A questão do fortalecimento dos municípios do entorno de Brasília voltou a ganhar relevância neste ano, quando os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado, assumiram os mandatos. "Nos últimos meses, tivemos uma discussão sobre a Ride, sobre a Região Metropolitana de Brasília, e ficou claro que temos de fortalecer a região integrada", avalia Branquinho. Ele diz acreditar que, a partir de 2020, deverá haver aporte de dinheiro na Ride, para financiar ações nos municípios. A esperança é de que o dinheiro venha dos orçamentos dos governos do DF, de Goiás e de Minas Gerais.

Unaí na Sudeco

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste foi criada para fomentar o desenvolvimento econômico e social dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Por fazerem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno, quatro municípios mineiros buscam sua inserção na Sudeco: Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande.

Para isso, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) apresentou um projeto de lei complementar (387/2013) que insere os quatros municípios mineiros na Sudeco, "exatamente" por estes já integrarem a Região do DF e Entorno. "Unaí está encostado em Brasília, portanto, tem de estar inserido dentro do contexto do crescimento de Brasília", observa Branquinho, sustentando que "na medida em que estiver junto (incluído na região integrada), Unaí deve receber os benefícios também".

Alguns dos benefícios de o município fazer parte da Sudeco é ter acesso ao FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (dinheiro para execução de programas de financiamento do setor produtivo), ao FDCO – Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (recursos para investimentos em infraestrutura, ações e serviços públicos considerados prioritários no plano regional), e aos incentivos e benefícios fiscais (para implantação e sustentação de empresas situadas na área de abrangência da Sudeco).

"Unaí não pode ficar fora disso. Estamos fazendo esse trabalho com determinação e otimismo. Se não der certo para nós agora, pois já estamos indo para o fim do mandato, dará certo para o futuro. Não podemos é perder o bonde da história", assinala o prefeito de Unaí. Ele reforça que o PLC do deputado Paulo Abi-Ackel está na mesa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, aguardando a hora de entrar na pauta de votações. "A população há de entender que essas coisas são lentas mesmo, depende de muita articulação política. Tem de ser construído, vencer barreiras, criar consciência. Não acontece de onze ao meio-dia".

E para reforçar a pretensão dos municípios mineiros (no acesso aos recursos da Sudeco), Branquinho diz estar "muito satisfeito", por contar com o apoio dos dois superintendentes na empreitada. "É importante principalmente ter o Doutor Nelson nos apoiando nisso, senão o projeto já nascia morto". O prefeito Odilon (Cabeceira Grande) e o secretário municipal Júnior (Buritis) participaram da reunião.

sudcc 0001

sudcc 0002