Geração de emprego e renda: Piracanjuba prepara instalação de unidade de resfriamento de leite em Unaí

A indústria de laticínios Piracanjuba vai instalar uma unidade de resfriamento de leite em Unaí. Para isso, a empresa já adquiriu um terreno na rodovia MG-188, depois do bairro Santa Clara. A informação foi confirmada pelo prefeito José Gomes Branquinho com a própria diretoria da empresa. O prefeito de Unaí visitou, na segunda-feira (21/8), a unidade industrial de Piracanjuba no município de Bela Vista de Goiás (localizada na Região Metropolitana de Goiânia, distante 40 quilômetros da capital).

Acompanhado pelo vice-prefeito Waldir Novais e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alino Coelho, Branquinho reuniu-se com o diretor de Relações Institucionais da Piracanjuba, Cesar Helou, e com os diretores Luiz Magno de Carvalho (Expansão e Política Leiteira) e Colemar Nunes Filho (Administração/Finanças). "Fomos lá para saber a verdade sobre o empreendimento em Unaí e dizer sobre a nossa boa vontade em recebê-los no nosso município", afirmou Branquinho.

Durante a reunião, os unaienses ouviram dos diretores que a empresa deseja instalar a unidade em Unaí o mais rapidamente possível. Serão resfriados 300 mil litros de leite por dia. Satisfeito com o que viu e ouviu, Branquinho afirmou: "Estamos tomando as providências que nos foram solicitadas, já estabelecemos essa parceria". O prefeito de Unaí pôs a Administração Municipal à disposição para ajudar a acelerar os processos de licenciamento e resolver questões referentes à topografia do terreno.

"Com a instalação da unidade de Piracanjuba aqui, eu entendo que os produtores de leite unaienses serão beneficiados, porque vai aumentar a concorrência. Haverá concorrência com outras cooperativas que coletam leite aqui, como a Itambé e a Cooperavap de Paracatu. E a concorrência deverá resultar em melhor oferta de preço e maior coleta de leite", argumenta o prefeito. Outro ganho para Unaí é a geração de emprego em duas frentes: primeiro na construção da unidade, depois na operacionalização do empreendimento.

Ao empreender a unidade de resfriamento em Unaí, a Piracanjuba supera o ônus de uma "triangulação desvantajosa" para a empresa. Hoje, o leite coletado em Unaí e região está sendo resfriado na cidade de Iraí de Minas, depois de Monte Carmelo. Somente após essa volta, o leite segue para Bela Vista de Goiás.

Com os negócios em expansão, a Piracanjuba é considerada uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil.

piracanj 0001
Unaienses foram recebidos por diretores da Piracanjuba na unidade industrial de Bela Vista de
Goiás, região metropolitana de Goiânia

piracanj 0002