Imóveis de Unaí: PMU inicia levantamento para atualização cadastral na segunda, 28 de maio

A partir da segunda-feira, 28 de maio, uma equipe de 20 pessoas sai a campo para realizar pesquisa que resultará na atualização do cadastro imobiliário de Unaí. A responsável pelo mapeamento e cadastro urbano da cidade será a Sertec Engenharia, empresa unaiense vencedora da licitação. O resultado será utilizado pela Prefeitura para nortear a promoção de políticas públicas. O último boletim com levantamento de informações cadastrais do município é de 1985.

De acordo com Ana Cecília, da Sertec Engenharia, o trabalho de pesquisa busca promover uma radiografia dos novos bairros: parâmetro construtivo dos lotes, principais ocupantes da unidade habitacional, infaestrutura local, dados físicos do imóvel e benfeitorias nas imediações.

Para isso, duplas de funcionários contratados pela empresa vão de casa em casa. Eles estarão trajados com colete da empresa e identificados com crachá. Levarão um questionário que deverá ser respondido pelo residente. As informações recolhidas servirão para confeccionar o boletim atualizado, de preenchimento eletrônico.

A fim de garantir maior segurança, Prefeitura e Sertec Engenharia deverão facilitar para a população poder checar a identidade dos pesquisadores. Entre outras providências, um número de telefone será colocado à disposição para facilitar essa identificação.

O serviço vai começar, em 28/5, nos novos bairros instalados na saída para Paracatu. Primeiro do lado onde fica o Posto HP. Vem descendo em direção à cidade. Depois, será feito do outro lado da rodovia, lado do leilão. Concluída essa parte, o trabalho será na saída para Brasília, vindo das Chácaras Colina em direção ao Centro. O cronograma com o trabalho dos pesquisadores será divulgado pela PMU.

Ausência de moradores

O questionário com os moradores será feito de segunda a sexta, em horário comercial, entre 8h e 18h. O residente será abordado sempre por uma dupla devidamente identificada com crachá e colete da empresa. Além da coleta de informações, serão feitas fotografias da frente do imóvel. A empresa também fará um levantamento da área do imóvel, por meio de aerofotometria.

Serão feitas três tentativas de encontrar o residente em horários diferentes e dias alternados. Depois da terceira, o morador deve entrar em contato com a Prefeitura para prestar as informações. "O ideal é que os pesquisadores façam a visita, presencial", adianta Ana Cecília, que pede a colaboração dos unaienses para que o trabalho atinja o objetivo almejado. "É fundamental que as pessoas abram as portas, recebam bem os pesquisadores e respondam às perguntas. Os dados atualizados são muito importantes para as políticas públicas do município".

O custo do serviço para o município está estimado em 22 reais por unidade cadastrada ou recadastrada.

cadimo 0001
O boletim de informações cadastrais do município está defasado, é de 1985