Unaí inicia atualização do Cadastro Imobiliário

A Prefeitura de Unaí e a Sertec Engenharia iniciaram, no mês de junho, o Cadastramento Imobiliário das edificações de Unaí. O trabalho atingiu inicialmente os bairros mais novos da cidade. Esta semana, os cadastradores estão percorrendo a região dos bairros Água Branca 1 e 2, Alvorada e Industrial. O levantamento já foi realizado na região de chácaras (tanto na saída para Paracatu, quanto para Brasília). O trabalho está a cargo da Sertec Engenharia, empresa com sede em Unaí vencedora da licitação.

De acordo com o setor de Cadastro Imobiliário da PMU, o serviço de mapeamento e registro urbano é composto por várias etapas e, neste momento, a ênfase está no levantamento domiciliar socioeconômico. O objetivo central é organizar, executar e sistematizar benfeitorias para cada região da cidade. O último levantamento cadastral urbano de Unaí foi realizado em 1985.

Para a atualização dos registros, a Sertec treinou e colocou em campo 16 cadastradores. Eles usam colete verde e portam crachás de identificação (foto abaixo) e uma carta de apresentação da PMU. Nessa fase do levantamento, a finalidade é:

- Preencher o cadastro juntamente com 03 (três) fotografias digitais da fachada das unidades imobiliárias cadastradas;

- Identificar o parâmetro construtivo das edificações;

- Recolher informações dos principais ocupantes da Unidade Habitacional e sua condição de ocupação do imóvel;

- Levantar dados sobre a infraestrutura local das vias onde se localiza o imóvel;

- Detalhar os dados físicos do imóvel cadastrado;

- Registrar a infraestrutura pública existente nas imediações.

Tentativas

A maior dificuldade dos cadastradores, até agora, tem sido deparar com imóveis fechados. São três tentativas de encontrar o morador em casa. Após a última, deixam uma notificação para que o morador faça contato.

Técnicos da Sertec observam que as informações só podem ser prestadas no imóvel pesquisado, não podendo ser no estabelecimento onde a pessoa trabalha ou em qualquer outro local (fora da residência).

Os levantamentos estão sendo feitos de segunda a sexta, no horário comercial.

Negativas

Foram poucos os casos de moradores que se negaram a receber os cadastadores e responder ao levantamento. Técnicos da Sertec antecipam que essas pessoas serão notificadas a prestar esclarecimentos à Prefeitura.

"Tem gente que não deixa medir a construção. Mas a Sertec Engenharia está fazendo o levantamento aéreo do imóvel por meio de aerofotometria. Então, a área é identificada de qualquer jeito", informa a empresa.

Contatos

O cidadão pode tirar dúvidas sobre o Cadastramento Imobiliário indo ao setor no prédio da PMU, ou ligando para o 3677-9610, ramal 9017.

Por esse telefone, o morador também pode checar a identidade dos cadastradores, que estão usando colete verde com identificação da empresa (a serviço da PMU), portando crachá com nome e foto (que pode ser confrontado com a carteira de identidade) e ainda uma carta de apresentação da Prefeitura de Unaí detalhando o trabalho.

cadsert 0001
Os cadastradores estão usando este colete e portando, além do crachá abaixo, uma carta de
apresentação do trabalho emitida pela Prefeitura de Unaí

cadsert 0002