Orçamento Municipal 2019: PMU faz reunião geral para revisar despesas

Revisar as despesas de cada unidade da Prefeitura de Unaí (PMU) para elaboração do Orçamento de 2019. Com esse objetivo, secretários municipais e servidores das áreas administrativa e financeira da PMU reuniram-se na sede da Secretaria Municipal de Educação, na tarde dessa segunda-feira (9/7). A reunião faz parte da agenda de construção do orçamento (previsão da Receita e fixação das Despesas públicas), que está a cargo da Secretaria Adjunta à Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. Os trabalhos foram iniciados em março último, com a previsão das receitas de 2019.

De acordo com o economista da PMU Danilo Bijos, que presidiu a reunião e coordena os trabalhos, a elaboração do Orçamento de 2019 "está em fase bem adiantada". A meta de arrecadação pública municipal para o próximo ano está calculada em R$ 243,3 milhões (incluídas nesse montante as transferências discricionárias do Estado de Minas Gerais e da União).

Descontando o valor que a Prefeitura é obrigada, por lei, a repassar à Câmara Municipal (R$ 11,5 milhões), a PMU contará com R$ 231,8 milhões (da receita) para bancar suas ações em 2019.

Os cálculos orçamentários apontam que as despesas com pessoal e encargos sociais da PMU no próximo ano devem atingir R$ 117,7 milhões. Outras 25 despesas rígidas/obrigatórias representam R$ 97,6 milhões.

Somados, esses valores já representam 93% do orçamento, de acordo com Danilo Bijos. "É por essa razão que a pequena margem de 7% precisa ser trabalhada com extrema cautela", avalia o economista.

As Unidades Orçamentárias da PMU revisarão seus orçamentos até 3 de agosto. A expectativa é que o documento final (LOA – Lei Orçamentária Anual) seja enviado à Câmara Municipal, sem atrasos, no dia 27 de agosto.

reuorcc 0001

reuorcc 0002