IPTU: guias começam a ser distribuídas nesta quinta (9/8)

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

As guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana serão distribuídas pelos Correios. A primeira parcela, ou cota única com 5% de desconto, vence em 31 de agosto. O parcelamento pode ser feito em até quatro vezes, com vencimentos em 31/8, 30/9, 31/10 e 30/11. O contribuinte sem débito com a Prefeitura (PMU) recebe 5% de desconto, automaticamente, no valor do IPTU. Os donos de lotes vagos não inscritos no cadastro devem buscar a guia na Secretaria de Fazenda, no prédio da PMU.

De acordo com dados da Secretaria de Fazenda, o lançamento do IPTU em 2018 aponta para uma arrecadação total de R$ 15 milhões. Mas a média histórica dos últimos anos sinaliza uma arrecadação de cerca de 60% do montante. Com isso, a expectativa real da PMU é arrecadar algo em torno de R$ 9 milhões. Desse valor, 25% são repassados automaticamente para a educação e 15% para a saúde. O restante do recurso é utilizado conforme direcionamento da Administração Municipal.

No valor de composição da guia do IPTU entram ainda a Taxa de Coleta do Lixo e a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, que este ano, traz como novidade a inclusão dos lotes vagos. Os parâmetros de cobrança do imposto, da taxa e da contribuição tomam por base a metragem do imóvel. O secretário municipal de Fazenda, Nilton Garcia, explica que não houve aumento no valor do IPTU em 2018, mas recomposição do período inflacionário com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Em 2018, foram incluídos 2.897 novos imóveis no cadastro imobiliário da PMU, totalizando 37.417 imóveis lançados.

Mais informações: 3677-9610, ramal 9073. 

iptu2 0001




top